31 de julho de 2017

Projeto Escotismo nas Escolas é apresentado a secretária Monica Pessoa

Na manhã desta segunda-feira (31), a secretária Municipal de Educação e Esporte, Mônica Pessoa, recebeu, no Centro Administrativo de Arapiraca, a visita dos representantes do movimento Escoteiros do Brasil com a proposta de expansão do projeto “Escotismo nas Escolas”.

Representando a comitiva nacional, o gerente de expansão dos Escoteiros no Brasil, Manoel Augusto Correia, acompanhado do presidente do Escotismo em Alagoas, Elinson Soares, apresentou o case da cidade de Tabatinga, no Estado do Amazonas, onde pode ser implantado o projeto que pôs crianças e jovens a serviço da comunidade, distanciando do alcoolismo e outras drogas.

Escotismo

O projeto também foi implantando nas capitais Manaus, em Boa Vista, Roraima, e na cidade de Belém, no Estado do Pará.

No projeto apresentado à gestora da Educação, escolas do município receberão a visita dos membros do escotismo para que seja apresentado aos alunos, e futuros voluntários, uma maneira de poder contribuir para a criação de novos grupos e núcleos de escoteiros nas comunidades, fortalecendo os vínculos sociais nas regiões assistidas pelo projeto.

“O escotismo é educação não formal, ele trabalha em conjunto com a escola, família e a religião. É uma ferramenta que busca fortalecer a afetividade, inteligência, convívio social, ética, liderança, trabalho em equipe e cidadania nos jovens e crianças que participam dos grupos”, apontou Manoel Augusto Correia.

Para a Secretária Monica Pessoa, todo a ação que busca resgatar e afastar as crianças e jovens da vulnerabilidade social, ação essa que deve ser vista com bons olhos pelos gestores.

“Um projeto como esse deve ser analisado com muito carinho. Ele garante que meninos e meninas sigam trilhando bons caminhos, agregando às suas vidas o compromisso com a cidadania, respeito ao próximo e ao Meio Ambiente”, destacou a secretária.

Presente em mais de 216 países, o escotismo reúne mais de 40 milhões em todo o mundo. Só no Brasil o grupo já comporta aproximadamente 80 mil voluntários, sendo a maior concentração, de crianças e jovens, nas regiões Sul e Sudeste.

Autor: Genival Silva