Projeto de agricultura urbana beneficia 40 famílias de Arapiraca
A prática da utilização de terrenos em desuso é a base da agricultura urbana implantada no município
O Projeto de agricultura urbana visa mudar o cenário de áreas ociosas no município. A proposta é destinar terrenos em desuso para a agricultores familiares, por meio de parcerias entre a Prefeitura de Arapiraca e particulares, a fim de que utilizem os espaços para o cultivo de lavouras ou hortas, de forma comunitária.
De acordo com Roberto Amaral, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, o projeto é inédito em Arapiraca. Um desafio que começou a ganhar forma e já pode ser acompanhado no bairro Itapuã, onde uma família do município concedeu à prefeitura o uso de 40 tarefas de terra para essa finalidade.
“Além de beneficiar as famílias, o projeto ainda contribui para a limpeza e organização dos espaços urbanos que, em desuso, comumente são utilizados para acúmulo de lixo. Nesse caso, todos saem ganhando: os beneficiados, que conseguem produzir seus alimentos e passam a contar com nova fonte de renda; e o proprietário, que vê seu terreno limpo e valorizado”, afirmou o secretário.
No local, a secretaria realizou todo o trabalho de limpeza, aragem e plantio de feijão e milho, que já podem ser vistos. Aos agricultores, ficou a missão dos cuidados com a plantação e a colheita. “No mês de setembro realizaremos a festa da colheita com a participação de todos os envolvidos, quando será realizada a divisão dos alimentos, que servirão para o consumo ou para venda”, ressaltou o secretário.
Nesse primeiro momento, 40 famílias estão sendo beneficiadas com o projeto. E a Secretaria de Agricultura nomeou o presidente da ONG Casa da Caridade, Alex Gomes da Silva, o pai Alex, responsável pela divisão da terra e distribuição entre as famílias. Ele é um dos representantes das quatro associações de catadores de materiais recicláveis, registradas em Arapiraca, e que está localizada no mesmo bairro do terreno.
Ouça esta matéria na íntegra:
Autor: Ana Cavalcante