19 de julho de 2017

Prefeitura realiza I Encontro Empresarial de Arapiraca

Leis de incentivos apresentadas podem tornar as empresas arapiraquenses mais competitivas

Lucas Ferreira DSC_3232

Promovido pela Prefeitura de Arapiraca através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o I Encontro Empresarial aconteceu na noite dessa terça-feira (18) no Sesc. Na oportunidade, a classe empresarial do município esteve reunida para conhecer a nova lei de incentivos estaduais – Programa do Desenvolvimento Integrado (Prodesin), e a lei que trata da doação de empresas de lucro real com dedução no imposto de renda, tornando as empresas de Arapiraca mais competitivas no mercado regional e nacional.

Atacadistas, centrais de distribuição, hoteleiros, industriais, comerciários, além de contadores, estiveram presentes no evento que contou com a presença do prefeito Rogério Teófilo e do secretário Ricardo Barreto, que informou que esse tipo de encontro vai acontecer periodicamente com o intuito de trazer novidades para os empresários do município e ouvir as demandas dos diversos segmentos.

Lucas Ferreira DSC_3246

No primeiro momento, os presentes acompanharam a palestra do presidente da Bioética de Gestão Pública sobre a lei de doação para a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Osips). De acordo com Márcio Lessa, as doações podem ser feitas por qualquer empresa para entidades e projetos de educação, saúde, cultura, assistência social e entidades religiosas até o limite de 2% do faturamento bruto da empresa e terá a totalidade do valor deduzido no imposto de renda.

Lucas Ferreira DSC_3261

Já a lei de incentivos fiscais do estado foi apresentada pelo advogado Luckas Vasconcelos. O Prodesin concede o diferimento em 92% no saldo a recolher do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e desconto na compra de equipamentos e maquinários da empresa e na matéria-prima para produção. Indústrias e hotéis podem ser beneficiados com o Prodesin.

Lucas Ferreira DSC_3264

“Muitas vezes os empresários desconhecem os serviços oferecidos pelo setor público e é justamente esse esclarecimento que precisamos fazer para melhorar ainda mais a vida do empresário arapiraquense, que movimenta, e muito, a economia da nossa cidade, então é mais que importante que a classe empresarial saiba como abrir o processo para pleitear os incentivos”, explicou Ricardo Barreto.

O evento foi realizado em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial (Acisa) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

Ouça esta matéria na íntegra:

Autor: Laís Pita