28 de julho de 2017

Prefeitura intensifica atendimento aos dependentes químicos do Brisa do Lago

Melhorar a saúde mental dos usuários de álcool e outras drogas pode reduzir a criminalidade

WhatsApp Image 2017-07-27 at 17.40.33

Os profissionais de saúde, educação e assistência social da comunidade Brisa do Lago receberam, nessa quinta-feira (27), a visita da psicóloga e mestre em Saúde Coletiva, a cearense Nara Albuquerque. Nara está na cidade de Arapiraca para auxiliar os articuladores a trabalharem de maneira integrada, fazendo os serviços conversarem em prol do cuidado absoluto com a população, melhorando assim a saúde mental dos usuários de álcool e outras drogas, que induz a criminalidade – o grande gargalo do Brisa.

Lucas Ferreira Psicóloga Nara

Psicóloga Nara

Nesse primeiro encontro, foi feito um levantamento das questões do território escolhido para receber a equipe, que no caso foi o Brisa do Lago. A partir do diagnóstico, será feita uma intervenção da Prefeitura no sentido de cuidar dessas pessoas. “Separadamente podemos oferecer serviços para a população, mas juntos podemos dar uma atenção muito maior”, explicou a coordenadora de Saúde Mental e da Rede de Atenção Psicossocial do município, Cledja Almeida.

A coordenadora do Cras Cazuzinhas e assistente social, Aline Alves, disse que a comunidade de fato é violenta mas, muito mais que isso, ela é estigmatizada, o que causa medo nas pessoas, afetando assim o funcionamento dos serviços e o bem-estar dos moradores do conjunto.

Lucas Ferreira Assistente social Aline

Agora, com o trabalho integrado, a Prefeitura vai voltar o seu olhar para esta comunidade periférica, geralmente esquecida pelo poder governamental, com o objeto de acabar a tipificação relatada por Aline.

O projeto no conjunto Brisa do Lago é piloto, mas a ideia é levar para todas as comunidades arapiraquenses. Participaram da discussão os profissionais que atuam no Cras, Creas, Centro Pop, Caps, Caps AD, CTA, Unidade Básica de Saúde, entre outros.

WhatsApp Image 2017-07-27 at 17.40.33

Ouça esta matéria na íntegra: