30 de julho de 2017

Prefeitura homenageia parceiros, colaboradores e quadrilhas do “São João: Arapiraca Virou Xodó”

sao joao (3)

Muitas pessoas estiveram envolvidas para que os festejos de junho dessem certo (Foto: Samuel Alves)

 

O som dos oito baixos do mestre Afrísio Acácio o grande homenageado deste ano podia ser ouvido já no rol da Casa da Cultura e Biblioteca Municipal Prof. Pedro de França Reis, no bairro do Centro.

Com presença do prefeito Rogério Teófilo, foi entregue neste sábado (29) pela Prefeitura uma homenagem para quem participou ativamente do resgate das nossas tradições nordestinas durante o “São João: Arapiraca Virou Xodó”.

“Foi uma ótima pedida evidenciarmos o trabalho desse guerreiro chamado Afrísio Acácio do Acordeon, que luta diariamente para essa chama nordestina arda mais e mais vezes no nosso peito, não apenas no período junino. Ele é um guardião da nossa Cultura. E, com ele, o povo também. Nossa cultura está nos nossos costumes e hábitos. Foi lindo ver as famílias saírem de casa e participarem do nosso São João, tornando-o mais aconchegante. Por isso, a entrega desses certificados a cada um que se envolveu na festança”, diz o prefeito, adiantando que já está analisando uma proposta para que haja um concurso de pastoril no Natal, aproveitando os integrantes dos arraiás comunitários.

Ao seu lado, compuseram a mesa do evento a vice-prefeita Fabiana Pessoa; o secretário Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Silvestre Rizzatto; a vereadora Professora Graça; e o vereador Willomaks da Saúde, também prestigiando a Cultura local.

sao joao (2)

Na oportunidade, o fotógrafo e colaborador do São João 2017, Samuel Alves, recebeu o seu certificado e quem “bateu o retrato” foi o próprio prefeito de Arapiraca (Foto: Breno Airan)

Um dos homenageados, o cantor Jordão Vieira, disse que esse foi um retrato claro do reconhecimento aos que fazem o festejo junino de forma direta.

“Foi um ato de carinho. Se eu pudesse escolher uma única palavra para descrever o que senti por parte da comissão organizadora e da equipe da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, seria essa: carinho. E mais: os colaboradores também foram lembrados nesse momento, o que é muito importante. Me vejo contemplado como artista e também somando esforços para manter esse São João tradicional vivo”, diz o cantor, que se apresentou em uma das noites mais movimentados do Arraiá Centrá, montado no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, na Praça Municipal Ceci Cunha, no Centro.

Dezenas de certificados foram entregues para os parceiros e também para os representantes das quadrilhas estilizadas e arraiás comunitários.

Para o secretário Silvestre Rizzatto, foi um São João feito com união, como deve ser qualquer coisa que envolva o povo como um todo. “Agradecemos a todas as parcerias firmadas. Sem elas, não teríamos desempenhado os valores que tanto queríamos. Vamos em frente, porque tudo isso só tende a crescer”, finaliza.

O “São João: Arapiraca Virou Xodó” teve a realização da Prefeitura de Arapiraca, o patrocínio do Grupo Coringa e o apoio do Arapiraca Garden Shopping, CDL, Sesc e Unicompra.

Ouça esta matéria na íntegra: