10 de julho de 2017

Educação do Campo: escola adota sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável

Escola Municipal adapta sistema “Pais” e insere em seu modelo de educação contextualizada

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Reconhecida nacionalmente por seu modelo de Educação Contextualizada com o campo, a  Escola Municipal de Ensino Fundamental Benjamin Felisberto da Silva, localizada no povoado Gruta D’água,  zona rural de Arapiraca, adapta um dos seus projetos, o Horta Escolar, e passa a seguir o modelo de Produção Agroecológica  Integrada e sustentável (Pais).

A  escola está entre as unidades de ensino de Arapiraca com o exercício das  atividades em sua totalidade, apesar da greve. E está trabalhando em um dos seus importantes projetos, o Horta Escolar, que  a partir deste ano passou a adotar o modelo Pais, uma tecnologia social que vem sendo implantada em diversas regiões do país, com baixo custo, incentivando a produção orgânica e a policultura.

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O modelo Pais, também chamado de horta em mandala, foge do formato convencional. Um sistema circular é criado, onde o seu centro é destinado a criação de pequenos animais, no caso, galinhas caipiras. O esterco produzido pelas aves é utilizado para adubar a horta, e os ovos são destinados a alimentação e para a reprodução. E no entorno do galinheiro são preparados os canteiros, que ganham vida com a plantação de hortaliças, intercaladas com plantas medicinais, que agem como repelente natural.

De acordo com Edinalva Pinheiro, coordenadora pedagógica da escola, cada turma é inserida na execução do programa. Durante o ano, as turmas passam por todas as etapas do cultivo do espaço.  “Para isso, montamos uma tabela que especifica as atividades de cada grupo. Nela estão expostas os produtos, semeadura, germinação, transplante, início e fim da colheita”, explicou.

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Conversando com alunos da escola, é possível perceber o entusiasmo em participar do projeto. Além das informações sobre a produção e  propriedades nutricionais, eles também são conduzidos a uma educação contextualizada com o campo. “Os professores integram a teoria passada em sala de aula à prática. Um exemplo é aprender geometria utilizando o espaço da própria escola”, comentou a coordenadora.

Ainda, segundo Edinalva Pinheiro, os alimentos produzidos no espaço da escola são utilizados para complementar a merenda. “O que é colhido é utilizado na escola, mas também distribuído entre os alunos, que levam os produtos para casa. Além das hortaliças, nossos alunos levam conhecimento para a comunidade. A escola trabalha a educação integral e contextualizada, com ênfase na alimentação nutritiva, saudável e sustentável”, destacou.

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A horta, em formato de mandala, chama a  atenção dos alunos, moradores  da comunidade  e de quem visita o local, a exemplo de estudantes e professores de Instituições de Ensino de Alagoas. Entre as que já visitaram, estão a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) .

De acordo com Edinalva Pinheiro, a unidade está de portas abertas para apresentar os seus projetos. “A ideia é socializar as ações, a fim de possibilitar um olhar voltado para a educação contextualizada com o campo e, também, apresentar novas possibilidades para a agricultura familiar. Os alunos são os principais propagadores das nossas atividades”, afirmou.

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Autor: Ana Cavalcante