Arapiraca concorre a prêmio nacional com projetos de saúde pública
Em Alagoas, seis projetos foram selecionados para serem apresentados no 33º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que acontece em Brasília entre os dias 12 e 15 de julho. Dos seis projetos, três são da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca e podem vencer a 14ª “Mostra Brasil Aqui tem SUS”, na qual serão premiadas as ações mais bem-sucedidas nos municípios para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Seguem para a capital federal nesta quarta-feira (12) a advogada Karine Alécio Lima, o médico Jean Rafael Santos Rodrigues e a enfermeira Lousanny Caires Rocha. Esses profissionais desenvolveram projetos na área da saúde como assessora jurídica da prefeitura, auditor em saúde e coordenadora municipal de saúde da criança do município, respectivamente.
Os vencedores da Mostra, por região, vão faturar 10 mil reais, e por estado, um município de cada estado do país terá sua experiência registrada em vídeo no formato documentário. Além da premiação por região e estados, 36 experiências serão premiadas com medalha de reconhecimento, durante as rodas de conversa, dentro de categorias temáticas.
Os projetos de Arapiraca concorrem nas categorias Administração Pública e Judicialização da Saúde no município, Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde e Atenção Básica com os seguintes trabalhos: Atenção da Equipe Multiprofissional no Enfrentamento da Judicialização do direito à Saúde no Município, Gestão e Liderança do Trabalho na Saúde e Habilidades Integrativas para a Qualidade de Vida e o Impacto da Implementação do Pré-Natal do Parceiro em uma Unidade Básica de Saúde na cidade de Arapiraca.
Autor: Laís Pita