6 de julho de 2017

Aluno de Afrísio Acácio, jovem de 19 anos foi a revelação do São João 2017

victor

A Música aparece na nossa vida, às vezes, de surpresa. De onde se menos espera, ela se manifesta: dos galhos das árvores, do vento trazendo as respostas, do fole prateado parado.

E, assim, ainda pequeno, o jovem Victor Jordão teve contato com a música nordestina em reuniões de família.

Ela, a Música, foi entrando pelas beiradas até que lhe tomou de assalto. Por inteiro.

Por isso, o sanfoneiro de 19 anos foi uma das gratas surpresas do “São João: Arapiraca Virou Xodó” com uma apresentação musical fechando as noites de arrasta-pé no Arraiá Centrá, no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, bairro do Centro.

Além de abrilhantar esse polo do forró, ele também deu o ar da graça no Cultura na Praça Especial, na Praça Luiz Pereira Lima, durante todo o mês de junho, sempre às segundas-feiras pela manhã.

Issi se deu porque, em janeiro de 2012, Victor iniciou suas aulas com o mestre Afrísio Acácio, o grande homenageado dos festejos juninos deste ano.

É que Afrísio, afora encabeçar o projeto Cultura na Praça, tem tempo também para ensinar jovens músicos a tocar sanfona e 8 baixos na Associação Cultural de Tradições Nordestinas de Arapiraca (ACTNA).

“Fiz por alguns meses meus estudos com o mestre Afrísio, a quem devo boa parte do que sou hoje musicalmente falando. Hoje toco em formato solo e também com a banda Forró na Van”, diz ‘Victor do Acordeon’, como foi apelidado pelo professor.

“Sempre fui fã de Luiz Gonzaga, desde criança. E por influência do pai e meu avô sempre tive contato direto com o aboio. Então, a cultura nordestina me impregnou desde cedo”, revela o jovem músico.

Ele pretende continuar na estrada artística e fazer mais e mais festejos juninos, representando e resguardando a cultura e as tradições locais.