Servidores da Saúde elaboram o Plano Municipal de Educação Permanente
Construção do documento começou nesta terça-feira (06) com a participação de 60 enfermeiros de Arapiraca
Na manhã desta terça-feira (06), cerca de 60 enfermeiros da rede de atenção à saúde de Arapiraca, tanto da educação básica, quanto da atenção especializada, estiveram reunidos no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria) para executar a primeira etapa da elaboração do Plano Municipal de Educação Permanente para profissionais de saúde.
Divididos em dez grupos, os servidores, de maneira colaborativa e coletiva, elencaram as necessidades atuais dos profissionais, como atualização sobre curativos, pré-natal, abordagens sindrômicas e Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) – cursos esses que já estão previstos.
“A educação permanente funciona dessa forma: parte dos usuários ou dos servidores para o gestor formular baseado no que foi discutido, e não de cima para baixo”, explicou a enfermeira sanitarista e superintendente da gestão do trabalho e educação permanente da saúde de Arapiraca, Aruska Magalhães.
Na oportunidade foi colocado em execução um plano de intervenção formulado pelas profissionais Jadielma e Janaína Houly, em parceria com diversos setores da Secretária de Saúde. Nas próximas etapas, outras oficinas acontecerão com as diferentes categorias profissionais do município para a elaboração final do Plano.
De acordo com a secretária Aurélia Fernandes, “momentos como esse fortalecem a valorização da participação ativa dos servidores da saúde na busca da qualificação de nossos profissionais, refletindo em uma assistência ainda mais eficaz e resolutiva para a população”.
Autor: Laís Pita