Rogério acompanha assinatura da ata entre marchantes e frigorífico
No documento, 12 reivindicações dos marchantes, que a concessionária está em acordo para cumprir, foram listadas
O assunto não é novo, foram discussões exaustivas e durante anos nunca se chegou a um consenso. Mas com a mediação do prefeito Rogério Teófilo, iniciada logo após a sua posse, foram necessários apenas alguns meses para a formalização de um acordo mútuo entre a concessionária Frigovale e os contratantes dos serviços de abate de animais. Na noite dessa quinta-feira (01), durante reunião na sala do prefeito, o documento foi assinado pelas partes.
Na ata, 12 reivindicações dos marchantes, que a concessionária está em acordo para cumprir, foram listadas, como a de que no ato do descarrego dos animais a Frigovale vai entregar a cada usuário dos serviços um comprovante de recepção dos mesmos.
“A prefeitura busca mediar sempre o melhor acordo entre as partes, pois todos são importantes para a economia do município e para a geração de emprego e rendas”, disse Teófilo. “Eu defendo o rigor na sanidade da carne industrializada em Arapiraca e torço para que a Frigovale seja referência no abate de animais em Alagoas”, completou.
O gestor afirmou, ainda, que o fortalecimento da Parceria Público Priva (PPP), onde a Frigovale é a concessionária com direito de exploração da atividade por 25 anos – de acordo com o que está no contrato nº 237/2014 PMA – é importante para a economia de toda a região, assim como os marchantes, supermercados, frigoríficos varejistas, cooperativas e demais empresas que utilizam os serviços prestados pela Frigovale.
Justamente por reconhecer os rigores na aplicação da legislação vigente, por meio da qual muitos matadouros foram fechados, deixando o abate restrito a poucos credenciados, que muitas reuniões foram realizadas para que a ata que será anexada ao contrato fosse justa e imparcial, atendendo o direito de todos.
Durante a reunião um dos representantes dos marchantes afirmou que está confiante na gestão do prefeito Rogério Teófilo, que agradeceu e disse que está ao lado deles e no caminho legal, vai melhor a situação de todos.
Além dos representantes dos marchantes e da Frigovale, participaram da assinatura da ata a superintendente de Meio Ambiente, Priscilla Moura; do gestor do contrato e secretário de Agricultura, Roberto Amaral; do secretário de Articulação Política, Fernando Rezende; entre outros.
Autor: Laís Pita