22 de junho de 2017

Primeira-dama participa de reunião com Comitê do Programa Criança Feliz

A primeira-dama, Lúcia Cajueiro, participa de reunião e discute o tema primeira infância no Município

8311b78b-4a47-4e28-ac1b-778653e96e36 - Copia

Primeira-dama, Lúcia Cajueiro, destaca Plano de Ação do Programa Criança Feliz

“É na primeira infância que os cuidados são decisivos para o desenvolvimento das crianças”. A afirmação é da primeira-dama de Arapiraca, a médica pediatra Lúcia Cajueiro, em reunião do Comitê Gestor do Programa Criança Feliz, realizada nesta quinta-feira (22), no auditório da Escola de Governo Municipal.

O Criança Feliz é um programa do Ministério do Desenvolvimento Social, adotado pela Administração Municipal, com lançamento oficial agendado para o início de julho. A iniciativa visa promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, que compreende a fase até os três anos de idade.

De acordo com a pediatra Lúcia Cajueiro, titular do Comitê Gestor da Criança Feliz e também  presidente do Comitê  de Combate à Mortalidade Materno Infantil do Município, esta primeira reunião foi o momento de apresentação da composição da equipe técnica municipal e dos membros do comitê, e discussão da proposta do plano de ação do Criança Feliz.

a4b6e9bb-fb54-4d23-a922-fd0250c2ac0c - Copia

Lúcia Cajueiro, secretárias, vereadora e equipe técnica participam de reunião, na Escola de Governo

O programa atenderá a cerca de 800 crianças do município, beneficiárias do Bolsa Família. Elas passarão a receber visitas técnicas domiciliares, periódicas,  de profissionais capacitados, que serão responsáveis por trabalhar a relação da família, baseada na construção das competências dos adultos para melhorar o desempenho das crianças.

O Comitê será coordenado pelo prefeito Rogério Teófilo, com a atuação de um grupo composto por representantes de diferentes áreas. Entre elas:  as Secretarias Municipais de Assistência Social e Políticas para a Mulher;  da Saúde; da Educação e Esporte; de Cultura, Lazer e Juventude; Conselho Municipal dos Direitos da  Criança e do Adolescente e Conselho Municipal  De Assistência Social/ Bolsa Família.

“A proposta é realizar um trabalho integrado com diferentes áreas, mas que tenham relação direta com o público inserido no programa. Por isso, a importância da criação de um comitê  gestor para planejar e direcionar as ações. Este foi um importante momento, onde os profissionais envolvidos participaram do planejamento, antes do lançamento oficial”, ressaltou, Lúcia Cajueiro.

A primeira-dama, que há 30 anos dedica-se ao exercício de cuidar das crianças,  destacou a sua felicidade e honra em participar do planejamento e articulação do Programa Criança Feliz, que valoriza a primeira infância, considerada a fase mais importante na construção da base para a vida.

WhatsApp Image 2017-06-22 at 16.26.36

Pediatra  fala da importância da base familiar no desenvolvimento das crianças

“Cuidar das crianças é investir no futuro. O município já desenvolve importantes ações no segmento primeira infância. Mas acredito que este vem para somar. Nele, trabalharemos a base familiar, atentando para o desenvolvimento saudável da criança, por meio da valorização das competências para lidar com os desafios. Dessa maneira, a Administração Municipal acolhe e firma parceria com as famílias”, completou Lúcia Cajueiro.

Para melhor articular as ações, o Comitê Gestor mapeou a área de atuação e dividiu em quatro territórios, levando em conta as localidades com maior concentração de crianças com idade correspondente à abrangência do Criança Feliz e, ainda, considerando as que vivem em situação de maior vulnerabilidade social.

Os quatro territórios ficaram assim distribuídos: 1- Planalto; 2- Canafístula, Frei Damião e Riacho Seco; 3- Manoel Teles, Mangabeiras, Caititus e Brasiliana; 4- Olho D´Água dos Cazuzinhas e Brisa do Lago.

f5bb8e32-95b3-43fe-9fdb-bb6c9971c7b2

Coordenadora de Execução do Programa Criança Feliz, Ana Cajueiro, destaca ações do Criança Feliz

Autor: Ana Cavalcante