23 de junho de 2017

Mercados Públicos de Arapiraca serão restaurados pela Prefeitura

Visita técnica foi realizada pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos do município 

Laís PitaWhatsApp Image 2017-06-23 at 16.09.32 (1)

Os açougues públicos do Canaã, da Vila São José e da Bananeiras, todos na zona rural de Arapiraca, foram visitados pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos do município na tarde dessa quinta-feira (23). A visita foi acompanhada de perto pela secretária Vanessa Sampaio, que anotou todas as observações, registrou em foto e vai repassar para os engenheiros responsáveis.

O superintendente de Mercado e Feiras, Averaldo Liberato, a superintendente de Iluminação Pública, Rafaella Pessoa, e a de Limpeza Urbana, Cátia Oliveira, também participaram da visita técnica, que teve como primeiro lugar vistoriado o mercado público do Canaã, que apesar de ter sido reformado recentemente (há quatro anos), está abandonado.

Falta de limpeza, iluminação, cupim no forro, telhado precisa ser revestidos, portas precisam ser trocadas e instalação elétrica foram os pontos levantados pela secretaria. Cícero Barbosa dos Santos, 41 anos, é o zelador do local e informou que apenas uma família de comerciante usufrui do espaço, que funciona às sextas e sábados.

“O local é fomento para a comunidade e será reparado pela prefeitura, que vai enviar um engenheiro ao local para ver o que pode ser feito”, disse a secretária. Outro destaque foi a bancada do açougue, que é de cerâmica, onde a lei exige que a superfície seja lisa, sem trinchos, diferente do que é encontrado atualmente (vide foto abaixo). “Trincho junta sujeira e consequentemente, bactéria. Um material que pode ser utilizado, por exemplo, é o granito”, explicou Vanessa.

Laís Pita WhatsApp Image 2017-06-23 at 16.09.31

Antiga Lagoa do Rancho – Vila São José

Um lugar cheiroso, mantido por cinco trabalhadores, com três vendedores de carne aos sábados e domingos. O açougue público da Vila São José funciona basicamente assim.

O administrador da equipe, José Paulo da Silva, que há 32 anos cuida do local, foi categórico ao afirmar que antigamente não existia limpeza. “Não vinha produto, o pessoal do mercado que se juntava e comprava sabão”, contou.

Laís Pita WhatsApp Image 2017-06-23 at 16.09.32

O que pode ser, e deve, melhorado no local são os varões, que atualmente são 60% inox, mas o ideal que sejam 100%; a iluminação; e os ganchos onde as carnes são penduradas, que devem ser cromados.

No lugar de carga e descarga do produto, um empresário que tem uma loja de material de construção no fundo do mercado público vai ser notificado, visto que ele está utilizando o espaço para colocar mercadoria própria, o que tem atrapalhado a logística do açougue.

Vila Bananeiras

Laís Pita WhatsApp Image 2017-06-23 at 15.59.16

O açougue da Vila não vende só carne de boi, em um anexo é comercializado carne de porco e a intenção da equipe da secretaria de Serviços Públicos é unificar e deixar um ambiente só.

Outro ponto que é levantado muito pela população, é o chão do local, que não é antiderrapante. Então vai ser trocado e também vai melhorar a acessibilidade, que a depender do cliente, pode ser prejudicado com uma inclinação na entrada.

“Onde são penduradas as carnes, está frouxo”, informou Josélio Pereira dos Santos Soutos. Pois bem, a reinvindicação de Josélio será atendida e o material colocado será galvanizado, o que evita em quase 100% a ferrugem.

Os banheiros serão divididos e não mais unissex, além da pintura que todos os mercados públicos receberão, em breve.

WhatsApp Image 2017-06-23 at 16.09.33

Autor: Laís Pita