14 de junho de 2017

Festa de São João gera bem-estar aos usuários do SUS

WhatsApp Image 2017-06-14 at 20.41.48

Por saber que junho é um mês festivo e festa é sinônimo da liberação de substâncias e hormônios da felicidade e do bem-estar, funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Pereira Lima, no bairro Itapuã, organizaram o Arraiá do 4º Centro nesta quarta-feira (14). Além dos cerca de 50 funcionários e dos usuários – que diariamente chega a um total de 200 – também participou do evento a secretária de Saúde do município, Aurélia Fernandes.

Durante a tarde, os presentes puderam conferir a percussão do grupo Afoxé Mirim Xangô Layô, que é formado por 18 crianças, de 6 a 13 anos, da comunidade. Também teve apresentação da quadrilha da Escola Divaldo Suruagy; concurso de rainha e rei do milho, além de príncipe e princesa; sorteio de balaio junino; e muita comida típica.

Lucas Ferreira WhatsApp Image 2017-06-14 at 20.41.54

A psicóloga e gerente da UBS, Tamires Barbosa, explicou que a festa é uma forma de fortalecer o vinculo entre usuário e servidor, produzindo saúde. “O organismo responde positivamente a este tipo de atividade, e quando o usuário está bem física e psicologicamente, estamos produzindo saúde”, disse.

Já a secretária Aurélia Fernandes fez questão de falar que tipo de evento como o desta quarta-feira só é possível pelo apego que os servidores da saúde tem pelo trabalho que desenvolvem. Outro ponto destacado pela gestora é que antes era muito comum festas com públicos separados, e agora não, são idosos, crianças, hipertensos, tudo “junto e misturado”.

Quando a gente acredita, tudo é possível. A festa de São João nas Unidades de Saúde estão sendo realizadas pelos próprios funcionários, que se juntaram e conseguiram, com muito carinho, patrocínios para realizar esse trabalho extra que de forma indireta ajuda na recuperação e saúde dos usuários”, falou, realizada, Aurélia.

Academia de saúde do Lago da Perucaba

Brincadeiras, corrida de saco, do ovo, pescaria, desfile da rainha do milho e sorteios de brindes, além da apresentação da banda da Polícia Militar, foram as atividades que marcaram a festa de São João, também nesta quarta-feira (14) da Academia de Saúde do Lago da Perucaba.

Inaugurada em outubro de 2015, este foi o primeiro arraiá da Academia, segundo explicou a coordenadora das academias e do Núcleo de Atendimento a Saúde da Família (Nasf), Rafaella Nóbrega, que também aproveitou a oportunidade para agradecer a contribuição dos alunos do curso de educação física da Faculdade de Ensino Regional Alternativa.

Lucas Ferreira WhatsApp Image 2017-06-14 at 20.31.34

Vale lembrar que apesar de ser um período de festas, a academia vai funcionar normalmente de segunda a sexta-feira, nos dois períodos, com atividades aeróbicas e fisioterapia.

Autor: Laís Pita