22 de maio de 2017

“Viagem ao Mundo da Leitura” abre semana com exposição de artes de estudantes

IMG_8965

Mostra fica na Casa da Cultura até sexta-feira (26); haverá também extensa programação


Cerca de 300 alunos da Escola Santa Catarina se envolveram em um projeto voltado para a “1ª Viagem ao Mundo da Leitura”,
que teve sua abertura nesta segunda-feira (22) na Casa da Cultura e Biblioteca Municipal Professor Pedro de França Reis, bairro do Centro.

No local, logo na entrada, há mosaicos, maquetes, bonecas de pano, fantoches, peças de artesanato, e pinturas feitas pelos estudantes do 6º ao 9º ano em reverência ao escritor brasileiro Monteiro Lobato e sua obra magna, o “Sítio do Pica-pau Amarelo”.

As peças feitas com tinta e pincel passeiam pelo impressionismo – trazendo a mimética da paisagem do interior, do sítio – indo até o surrealismo, com links mais atuais ligando a temática a seriados do Netflix como “13 Reasons Why”, com Monteiro na cena.

Esta é a aplicação prática dos nossos estudos teóricos sobre o assunto. E os alunos interagem muito mais com esse tipo de atividade. Eles aprendem com o sorriso no rosto, porque é algo que ativa a criatividade de todos e o trabalho em equipe. Essa exposição mostra muito do que eles são capazes”, diz o professor de Filosofia e Artes, Joel Carlos dos Santos, orgulhoso com o resultado.

IMG_8970

Segundo ele, a 1ª Viagem ao Mundo da Leitura recebeu apenas parte do material confeccionado em sala de aula. Lá na Escola Santa Catarina, existe há mais de uma década o “Literarte”, projeto interdisciplinar que acolhe a todos com a leitura de quatro livros paradidáticos por ano. Ao final, um deles é escolhido para ser trabalhado.

Ao longo dessa semana, ocorrerão várias visitas por parte das escolas de Arapiraca à Casa da Cultura.

A programação é vasta: nesta terça-feira (23), por exemplo, o dia começa com a palestra “Da Invenção da Escrita ao Conhecimento Universal Propagado nos Livros”, com o professor Luís Carlos Soares, às 9h, e o papo com osescritores Milene Lima, Breno Airan e Cartuxo, às 15h, no auditório.

Confira:

Dia 22 (segunda-feira)

9h – Abertura: Exposição de Artes feita por alunos da Escola Santa Catarina com a supervisão do professor Joel Carlos

10h até 17h – Maratona de filmes

15h – Contação de história, com a professora Adelviane Santos

19h – Lançamento do livro “Radiações de Fundo Cósmico”, de Cosme Rogério Ferreira

Dia 23 (terça-feira)

9h – Palestra “Da Invenção da Escrita ao Conhecimento Universal Propagado nos Livros”, com o professor Luís Carlos Soares

15h – Papo com escritores Milene Lima, Breno Airan e Cartuxo

Dia 24 (quarta-feira)

9h – Oficina de contação de histórias e de dedoches, com a professora Iandra Tenório

14h – Apresentação teatral “A Pílula Falante” (Escola Santa Esmeralda)

16h – Contação de histórias, com o professor Marcos Oliveira

Dia 25 (quinta-feira)

9h – Oficina de contação de histórias, com o cordelista Cartuxo

16h – Palestra “Literatura: a Poética do Olhar”, da professora e poeta Marta Eugênia, e a esquete “O Livro Perdido”, do Ponto de Cultura Luzes da Ribalta

Dia 26 (sexta-feira)

9h – Contação de histórias, com os palhaços Petequinha e Florzinha

14h – Peça teatral “Bailaret, a Bailarina Barbada”, da Companhia de Teatro Art’Reflexo

IMG_8967