UBS do Canaã muda sistema de marcação de consultas e acaba com as filas
Novo sistema propicia atendimento humanizado para os usuários do SUS
Atendimento humanizado muda cenário da Unidade Básica de Saúde do Canaã, que desde janeiro deste ano modificou o sistema de marcação de consultas clínicas, passando a funcionar com agendamento. A iniciativa acabou com as longas filas e a necessidade dos usuários chegarem de madrugada ao local, como acontecia anteriormente.
Há quatro meses, quando foi implantado o novo sistema de marcação de consultas, os usuários da UBS não precisam mais pegar fichas para o atendimento. A ação pode ser realizada de segunda a sexta-feira, nos horários das 7h30min às 12h e das 13h30min às 17h, na recepção da unidade
A mudança agradou a população que busca os serviços da UBS, localizada na zona rural de Arapiraca. Além do Canaã, também assiste os moradores das comunidades Fazenda Velha, Itapicuru, Corredor, Assentamento Ceci Cunha, Lagoa Nova e Breu.
“Antes eu tinha que acordar cedo, chegava aqui na unidade antes das 4h da manhã para tentar conseguir uma ficha para a consulta. E nessa hora já tinha pessoas aguardando. Então, a gente nunca tinha certeza se ia conseguir. Agora, com a marcação agendada, eu já saio sabendo a data”, comentou Cicera Maria de Oliveira, moradora do povoado Corredor, justificando que conseguiu a consulta para o seu filho no prazo de oito dias.
Antônia Francisca da Silva, gerente administrativa da UBS, explicou que existe um procedimento aplicado aos pacientes, onde técnicas de enfermagem, em sala de acolhimento, realizam uma triagem para avaliar a situação de cada um, antes do agendamento. “Em casos verificados como de urgência são encaminhados ao atendimento médico no mesmo dia”, completou.
A iniciativa da mudança do sistema de marcação de consultas partiu da observação de Antônia Francisca da Silva, que trabalha na unidade há 17 anos, anteriormente no cargo de técnica de enfermagem, e sonhava com um atendimento mais humanizado para os usuários, onde eles não precisassem passar pelo constrangimento de chegar de madrugada ao local.
“Eu sempre observava as longas filas que começavam ainda de madrugada e me preocupava com o bem estar e a segurança desses usuários. Por isso, quando assumi a administração da unidade, conversei com a equipe sobre a possibilidade de mudar aquele cenário e assim fizemos”, explicou Antônia Francisca.
Segundo Josineide Soares, superintendente de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, a unidade do Canaã atende a 1.600 famílias, cerca de 5 mil pessoas. Ela ainda explica que essa marcação agendada acontece para a chamada demanda espontânea, que são aqueles usuários que buscam o serviço de consultas clínicas esporadicamente.
Mas também há grupos que contam com a marcação on-line. “Os usuários que estão inseridos no Programa Saúde da Família (PSF), entre eles, idosos, diabéticos e crianças menores de cinco anos, têm prioridade e suas consultas são marcadas por meio dos agentes comunitários de saúde, que realizam as visitas domiciliares”, completou Josineide Soares. A superintendente ainda ressalta que a iniciativa da UBS da comunidade Canaã é uma ação positiva no atendimento e reflete na melhor qualidade de vida da população.
Autor: ana Cavalcante