31 de maio de 2017

Semana 100% Mamãe e Bebê é encerrada com casa cheia e alegria

Apesar da Semana ter chegado ao fim, as ações voltadas às mamães e bebês acontecem o ano inteiro em Arapiraca

Lucas Ferreira WhatsApp Image 2017-05-30 at 21.17.34

Quem acompanhou sabe, foram diversas ações e 40 Unidades Básicas de Saúde, além das maternidades e bancos de leite, envolvidas na edição 2017 da Semana 100% Mamãe e Bebê que aconteceu entre os dias 22 e 26 de maio na cidade de Arapiraca. Nesta terça-feira (30), na Casa da Cultura, no Centro, um encontro de gestantes e bebês saudáveis, com a presença do prefeito Rogério Teófilo, marcou o encerramento das atividades.

Mas como bem lembrou a secretária municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, as ações não começaram agora nem vão parar por aqui, elas acontecem o ano inteiro. “A Semana é um momento especial e de destaque tanto para as mamães e bebês, quanto para os servidores. Foram dias falando sobre gestação, cuidado com os bebês, recém-nascido, amamentação, entre outros temas”, disse a secretária.

“Hoje a minha avaliação é totalmente positiva. O evento teve uma adesão total, o que demonstra que por as crises que temos atravessado não tem desviado a gestão Arapiraca Cuida de Mim do caminho certo. O nosso compromisso é com a comunidade e todos os envolvidos neste projeto e os participantes estão de parabéns”, concluiu a secretária.

Lucas Ferreira WhatsApp Image 2017-05-30 at 21.17.15

Durante a tarde dessa terça-feira (30), teve roda de conversas falando sobre o vínculo mamãe, bebê e família, barriga de gesso, oficinas de brincadeiras e leitura, um apaixonante ensaio fotográfico, musicoterapia e a pintura do ventre das gestantes – que chamou a atenção de todos, inclusive do prefeito.

Lucas Ferreira WhatsApp Image 2017-05-30 at 21.17.21

Rogério disse que apesar de não estar gestante (risos) faz parte da Semana, visto que sua esposa é pediatra, sua filha é ginecologista e obstetra, além de ser avô de primeira viagem da Martina, nascida a menos de um mês. “Estou feliz demais de acompanhar esse momento, não só por ter resgatado o processo da maternidade com a gravidez da minha filha, como por ter a consciência que são os bebês o futuro presente da nossa Arapiraca”, disse.

Pintura Gestacional

Muitos artistas fazem só o desenho, mas as doulas – acompanhante de parto treinada – fazem a palpação para saber mais ou menos a posição em que o bebê está e desenha de uma maneira mais próxima do real possível. Mas, qualquer arte pode ser feita, fica a critério da gestante. A doula Edite Cristiane disse que o ideal é o procedimento ser realizado a partir da 35ª semana de gestação.

Lucas Ferreira WhatsApp Image 2017-05-31 at 14.21.17

Olhar diferenciado

A coordenadora da saúde da mulher, Maria Luísa Bezerra Oliveira, explicou que a Semana também teve o objetivo de estimular os profissionais de saúde para um olhar diferenciado nos cuidados de saúde na primeira infância. “Só podemos ensinar uma criança a amar, amando-a. Por isso é importante a participação ativa da sociedade no crescimento das crianças no nosso município”, disse.

Maria Luísa finalizou que a gestação não dura nove meses, mas sim mil dia. “Ela começa no ventre e vai até os dois anos de idade, que é quando o bebê adquire o conhecimento cognitivo, tornando-se assim uma criança saudável”, concluiu.

Autor: Laís Pita