22 de maio de 2017

Semana 100% Mamãe Bebê inicia com inauguração de pediatria no Espaço Nascer

Samuel AlvesPediatria - Mamãe Bebê 14

Abrindo mais uma edição da Semana 100% Mamãe Bebê, nesta segunda-feira (22) a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou a pediatria do Espaço Nascer, destinada a atender crianças em alto risco.

Representando o prefeito Rogério Teófilo, a vice-prefeita Fabiana Pessoa presenciou mais esse marco na Saúde arapiraquense e destacou o processo de humanização pela qual a atual gestão tem feito para melhor atender os munícipes.

Avó dos gêmeos Maria Flor e Samuel, nascidos precocemente aos sete meses do período gestacional, Lilian Francisca põe dois locais como referência de atendimento e acolhimento de crianças em situação de alto risco, o Hospital Nossa Senhora do Bom Conselho e o Espaço Nascer.

Samuel foi o primeiro a vir ao mundo. Ele foi concebido de forma normal, pesando 1,385 kg. Maria Flor veio em seguida, mas por estar atravessada dentro do útero de sua mãe Cláudia, teve de ser parida por meio de parto cesariana, vindo abaixo do peso, com 1,120 kg.

Após um período de tratamentos no centro hospitalar, aproximadamente dois meses, os bebês foram encaminhados ao Espaço Nascer, e lá tiveram toda uma assistência e cuidados especializados para poder viver normalmente.

Samuel AlvesPediatria - Mamãe Bebê 2

Já bem desenvolvidos e fora de risco, Lilian atribui o sucesso alcançado pelos seus netos ao atendimento que receberam durante os meses em que os bebês passaram para poder ganhar a nutrição suficiente e a saúde para poder receber alta e ir para casa.

“Profissionais bastante atenciosos, que vão desde a recepcionista até o médico, e não deixam nada a desejar. Meus netos estão vivos e com saúde graças aos esforços desses excelentes profissionais. Só tenho a agradecer a tudo que foi e está sendo feito pelos meus meninos”, afirmou a vovó Lilian Francisca.

Entusiasmada com o feito de poder dar à população arapiraquense mais um local para os cuidados e tratamentos de bebês em situação de alto risco, a secretária Municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, evidenciou mais uma edição da Semana 100% Mamãe Bebê como um projeto de sucesso que chega a sua sétima edição fortificada graças ao trabalho em equipe e a vontade de fazer o melhor para Arapiraca.

Samuel AlvesPediatria - Mamãe Bebê 6

“Temos uma equipe que tem vontade de fazer e acontecer. Somos unidos e essa união nos faz vencer os desafios. Tivemos essa ideia há pouco mais de dois meses, e nesse espaço de tempo transformamos um local de pouca serventia nessa pediatria linda. Aqui serão atendidas as mamães e os bebês em situação de alto risco por grandes profissionais competentes, que amam o que fazem e tem prazer em servir”, destacou a secretária.

“Esse é um trabalho que já acontece frequentemente, mas que se consolida para dar ainda mais sensibilidade às pessoas. Vocês são o alicerce dessa nova Saúde que está sendo construída em Arapiraca”, completou.

Pediatria

A pediatria do Espaço Nascer está dotada de um espaço físico cômodo e amplo para a prática da estimulação precoce de bebês que nascem em alto risco, abaixo do peso, com cardiopatia ou algum risco que precise de cuidados maiores.

De acordo com a psicóloga Luana de Freitas, bebês que passam um período longo na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal) necessitam de cuidados posteriores, que vão desde a estimulação de fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos, até orientações para a família.

“Essa equipe fará uma avaliação e tentar dar o suporte necessário para o bebê. Eles irão trabalhar com a estimulação, visando reduzir alguns danos que o bebê possa apresentar devido ao risco da internação, além de prevenir algumas psicopatologias na primeira infância”, apontou a psicóloga.

A pediatria do Espaço Nascer terá a disposição das mamẽs e bebês uma equipe competente composta por terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista, assistente social e pediatra.

Confira, abaixo, a programação completa:

DATA

HORÁRIO

LOCAL

AÇÃO

PÚBLICO-ALVO

22/05

Das 14h às 17h

CRIA

Intercorrências na gestação durante o pré-natal. Sinais prováveis de trabalho de parto

Enfermeiros e médicos da Atenção Básica

24/05

Das 8h às 12h

CRIA

Curso de triagem neonatal – teste do pezinho

Enfermeiros e técnicos de enfermagem da Atenção Básica

26/05

Das 8h às 12h

Maternidades

Visita as maternidades

Recém-nascidos e gestantes

30/05

16h

Área Verde

Encerramento;
Ensaio fotográfico;
Oficina de pintura;Ultrassom natural

Crianças e gestantes