17 de maio de 2017

Prefeitura inicia ciclo de palestras sobre violência contra a mulher

A Prefeitura de Arapiraca, através do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv) – órgão ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas para a Mulher, realizou palestra com os técnicos em saúde do Hospital de Emergência Daniel Houly. O evento foi realizado na manhã dessa terça (16) na sala do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade hospitalar.

A palestra, ministrada pela diretora de Enfrentamento à Violência Contra a mulher, Saskya Patrícia , e a psicóloga do Cramsv, Maria do Carmo, teve como temática as diversas formas de violência contra a mulher, as desconstruções culturais e a necessidade do fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

Genival SilvaHEA

A rede de enfrentamento à violência contra as mulheres é a atuação articulada entre as instituições e serviços governamentais, não governamentais e a comunidade, visando o desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção contra a violência. Com a aplicação dessas estratégias busca-se a ampliação e a melhoria da qualidade do atendimento, a identificação e o encaminhamento adequado das mulheres em situação de violência, a integralidade e a humanização do atendimento.

Durante a palestra, as técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas Públicas para a Mulher, discutiram também as formas de agressões e violência doméstica: humilhar, xingar e diminuir a autoestima; tirar a liberdade de crença; controlar e oprimir a mulher; expor a vida íntima; atirar objetos, sacudir e apertar os braços; forçar atos sexuais desconfortáveis; impedir a mulher de prevenir a gravidez ou obrigá-la a abortar; controlar o dinheiro ou reter documentos; quebrar objetos da mulher.

As palestras serão realizadas em toda rede municipal e entidades privadas no intuito de esclarecer e identificar os casos de violência física, sexual, patrimonial e psicológica contra a mulher e direcionar as vítimas ao atendimento no Cramsv.

Autor: Genival Silva