2 de maio de 2017

Prefeitura entrega UBS do Baixão que deverá atender mais de 15 mil pessoas

IMG_4626

Na manhã desta terça-feira (02), a Prefeitura de Arapiraca inaugurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Marinete Francisca Nunes, que deverá atender mais de 15 mil moradores do Bairro Baixão e adjacências. A UBS, localizada na Rua Antônio Marroquim, por trás do Estádio Coaracy da Mata Fonseca, é a primeira obra física inaugurada pela gestão do prefeito Rogério Teófilo, que tem sido pautada pela humanização e valorização das pessoas.

A solenidade contou com as presenças de diversas autoridades, a exemplo do prefeito Rogério Teófilo, da primeira-dama Lúcia Cajueiro, do deputado estadual Rodrigo Cunha, da secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, dos vereadores Graça Lisboa (presidente do Legislativo), Sinielza Pessoa e Gilvania Barros, demais secretários, familiares da homenageada, o padre Paulo, entre outros.

IMG_4815

Durante anos a UBS do Baixão funcionou numa casa pequena e com estrutura inadequada para o trabalho dos servidores e, principalmente, o atendimento à população. Agora, com uma estrutura ampla e moderna, a UBS deverá ampliar seus trabalhos, oferecendo vários tipos de atendimento, a exemplo de consultório dentário, consultório médico, consultório de enfermagem, teste do pezinho, sala de vacina, exames de tuberculose, citologia, atendimento do NASF, entre outros serviços.

Em seu discurso, o prefeito Rogério Teófilo enfatizou o esforço de toda a sua equipe em proporcionar qualidade vida à população arapiraquense. “Estamos há 120 dias trabalhando no alicerce de nossa gestão, organizando a casa e planejando a nossa gestão. As maiores dificuldades já estão sendo superadas e agora as coisas começarão a acontecer na prática”, garantiu o prefeito.

O nome da Unidade é uma homenagem à Marinete Francisca Nunes, fundadora do Clube das Mães, que teve sua vida pautada em ajudar pessoas enfermas, realizando o transporte aos hospitais e até doando remédios e alimentos. Dona Marinete morreu em junho de 2014 aos 81 anos. Na solenidade, a homenageada foi representada pelo esposo, João de Albuquerque Nunes, e pela filha Renilda Albuquerque Nunes.

IMG_4724

Ao usar a palavra, a secretária Aurélia Fernandes falou sobre os desafios enfrentados no início da gestão e destacou o projeto Arapiraca Cuida de Mim. “Essa UBS é muito mais do que uma estrutura física. Aqui o propósito de toda a equipe é fazer um trabalho humanizado, cuidando dos arapiraquenses como eles merecem. Os desafios são imensos, mas a vontade de fazer é muito maior”, finalizou a secretária.