31 de maio de 2017

Prefeitura de Arapiraca lança convocatória para jurados do São João 2017

arraia_jurados

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até sexta-feira (2),
no Centro Administrativo (Foto: Samuel Alves)

O mês de junho está se aproximando. E com ele, todas as cores e vibrações do São João. Este ano, a Prefeitura de Arapiraca vai realizar a 15ª edição do Concurso de Resgate às Tradições Juninas e uma das mais importantes tarefas há de ser realizada: julgar os arraiás comunitários.

Para isso, a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SMCLJ) está lançando a convocatória para os jurados nesta quarta-feira (31).

O período de inscrições será nesta quinta (1º) e sexta (2), com a entrega da documentação a ser efetuada na sede da própria SMCLJ, agora situada no Centro Administrativo Antônio Rocha, bairro de Santa Edwiges (confira aqui).

A participação dos julgadores é voluntária. Como atributos, é necessário que se tenha algum vínculo ou conhecimento no âmbito da cultura, folguedos, música, artes plásticas, teatro, folclore, História, eventos e serviço público municipal.

Disposições

No documento publicado pela Prefeitura, o candidato a jurado pode verificar a ficha e os itens solicitados pela comissão do São João, a exemplo da maioridade; do fato de não possuir cargo eletivo; da total disponibilidade para os eventos, os quais acontecerão sempre à noite (que pode ser mais de um por turno); do voluntarismo; do não envolvimento com as comunidades participantes; e do não uso de câmeras de smartphones ou fotográficas, nem de filmadoras durante o concurso.

Os jurados selecionados terão que estar uma hora antes do começo do concurso na respectiva comunidade, do dia 11 ao dia 23. Porém, eles não precisarão se preocupar com o transporte – a SMCLJ vai disponibilizar um automóvel para o deslocamento.

Cada membro da comissão julgadora do 15º Concurso de Resgate às Tradições Juninas responderá pelos seguintes itens: participação, envolvimento e organização; ambientação, decoração e criatividade; folguedos e quadrilha junina; comidas, bebidas típicas e música regional; e animação e dramatização.

A apuração do resultado se dará no dia 27 de junho, tendo como tema central “Arapiraca Virou Xodó”.