Prefeitura continua com mutirões contra a Dengue nos bairros e comunidades rurais
Mobilização tem o objetivo de eliminar os criadouros e orientar a população
O mutirão contra o mosquito Aedes Aegypty continua em ação nos bairros e comunidades rurais do município. Durante esta semana, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, envolveu na mobilização a direção de Unidades Básicas de Saúde (UBS), agentes comunitários e Promoção da Saúde, unidos com o programa “Arapiraca cuida de mim”.
O objetivo da administração Municipal é eliminar os criadouros e orientar a população. Entre os locais que receberam a equipe multiprofissional, o bairro Brasília e a comunidade Canaã. A ação de combate ao mosquito, incluiu entrega de panfletos explicativos, visitas domiciliar, eliminação de criadouros, recolhimento de objetos considerados de risco para a proliferação dos focos, a exemplo de pneus.
A gerentes das UBS Dr. Danil Houly e do Canaã, foram unânimes no comentário de que esse período de chuvas é considerado crítico, com registros de maior incidência de dengue. “É por esse motivo que estamos atentos e atuantes, entendemos que há necessidade de intensificar os trabalhos, e estamos realizando uma varredura, a fim de evitar a proliferação em nossa comunidade”, explicou Antônia Francisca, gerente UBS Canãa.
Uma das casas que recebeu a equipe da Secretaria da Saúde foi Ana Maria de Souza, que elogiou a ação, destacando a importância para a comunidade Canaã. Ela comenta que, no ano passado, foi diagnosticada com a Chikungunya, experiência que não deseja para o próximo.
“Fiquei quatro meses com fortes dores e problemas nas articulações que impediam alguns movimentos. E, na verdade, após quase um ano, ainda não me sinto curada. Por isso é importante que as pessoas entendam e contribuam para acabar com esse mosquito. É uma doença que não desejo a ninguém”, ressaltou.
Autor: Ana Cavalcante