Praça de Arapiraca se transforma em central de atendimento à população
Ação contou com a parceria da Prefeitura e do Lions Clube de Arapiraca
Ação social, realizada nesta sexta-feira (26), transforma a Praça Deputado José Marques da Silva, no Centro de Arapiraca, em central de atendimento à população. Onde serviços de diversas áreas foram ofertados por meio da parceria da Administração Municipal e o Lions Clube, idealizador do evento.
No local, ações simultâneas prestaram serviços gratuitos à população, a exemplo de vacinação contra Influenza, aferição de pressão arterial e exame de glicemia; além de distribuição de kits odontológicos e panfletos explicativos sobre doenças, tratamentos, procedimentos e cuidados com a saúde.
Maria Aparecida Araújo, do Município de Estrela de Alagoas, conta que estava passando pela praça quando viu a movimentação e parou para observar. “A nossa vida é tão corrida que, às vezes, não sobra tempo para nos cuidar ou procurar serviços. E aqui eu estou tendo a oportunidade de fazer exame de glicemia, conferir a minha pressão e ainda receber informações sobre muitos assuntos”, afirmou.
De acordo com Fátima Ramalho, superintendente Municipal da Promoção da Saúde, esse serviço itinerante que vem sendo realizado pela Secretaria Municipal da Saúde, com a realização de exames, tem proporcionado qualidade de vida à população. “Há casos em que a pessoa descobre um problema a partir dos nossos exames. Nesse momento, orientamos e encaminhamos para Unidade de Saúde”, explicou a superintendente.
Segundo Gustavo Brandão, diretor do Lions Clube, a ação, intitulada de Dr. Geraldo Lúcio da Silva, em homenagem ao sócio fundador, que faleceu quando o clube completou 50 anos, foi possível graças ao apoio do prefeito Rogério Teófilo, por meio da participação das secretarias municipais da Saúde; Desenvolvimento Econômico e Turismo; Cultura, Lazer e Juventude; Assistência Social e Políticas para a Mulher; SMTT, Agricultura e Meio Ambiente; Serviços Públicos; Educação e Esporte.
Também recebeu o apoio do Hemoar, que disponibilizou ônibus, onde realizou coleta de sangue;. da Defensoria Pública; do Sesc, do sistema Nacional de Emprego (Sine), com orientações e realizações de cadastros para vagas de emprego; e o Procon. Este último, com profissionais informando sobre os consumidores e a relação de consumo, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para efetuar consultas, de SPC/Serasa e cadastro positivo.
Gustavo Brandão ainda explicou que esta é a segunda edição das Ações Dr. Geraldo Lúcio da Silva, e está feliz em ver a participação da população, desde crianças, jovens e adultos. “Nesta edição realizamos mais de 500 atendimentos. E a novidade deste ano foi a confecção do cartão do idoso e do deficiente físico, através da SMTT, para estacionar em vagas especiais”, comemorou o diretor.
Autor: Ana Cavalcante