Mais de 4.500 alunos da rede municipal deverão participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia
No próximo dia 19 de maio estudantes de todo o país estarão participando da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Em Arapiraca as provas serão realizadas simultaneamente em mais de 70 escolas, sendo 50 delas pertencentes à rede municipal de ensino. A expectativa é que mais de 4.500 alunos da rede municipal participem da primeira fase da competição.
Para alinhar os detalhes finais para a aplicação das provas, correção e envio dos resultados para a Secretaria Nacional, diretores das escolas municipais participantes da Olimpíada estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (8) no auditório do Planetário e Casa da Ciência.
O objetivo do encontro foi definir a padronização dos procedimentos, uma vez que em cada uma das escolas participantes haverá um professor que estará desempenhando a função de coordenador do processo.
Podem participar da OBA alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo.
De acordo com a diretora do Planetário, Janice Gomes, a expectativa é que, pela primeira, vez, Arapiraca possa classificar alunos para participar da etapa nacional e, se possível, da internacional.