Em apenas quatro meses, Sine Arapiraca realizou mais de 10 mil atendimentos
O papel de um gestor público não é dar empregos, mas gerar empregos. E para isso a prefeitura precisa investir no comércio local e qualificar profissionais para que eles andem com as próprias pernas. É justamente com essa consciência que o prefeito Rogério Teófilo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, tem trabalhado.
Entre outras funções, a secretaria, por meio da Casa do Trabalhador e o Sine Arapiraca, visa a promoção do desenvolvimento local com inclusão social pelo trabalho mediante a manutenção ou expansão de serviços progressivamente integrados, como intermediação de mão de obras, atendimento da habilitação ao beneficio do seguro-desemprego, cursos de capacitação profissional, entre outros.
O relatório de produção do posto do Sine no município de Arapiraca, de janeiro a abril de 2017, registrou um total de 313 vagas captadas, mais de 10 mil atendimentos, mais de 1 mil trabalhadores inscritos e mais de 2 mil encaminhamentos para empregador. Dos profissionais encaminhados para o mercado de trabalho, mais de 50 foram contratados. Já o serviço de requisição de seguro-desemprego atendeu cerca de 1 mil e 500 pessoas.
Para citar como exemplo, o último curso ofertado foi o Frente do Emprego, que contou com 130 alunos inscritos e, através de uma parceria entre prefeitura e governo, proporcionou aos trabalhadores desempregados e aos que buscam o primeiro emprego, uma orientação e preparação para ingressar no mercado de trabalho.
Durante os dez encontros, foram abordados temas como desenvolvimento de currículo, habilidades e competência, planejamento financeiro e empreendedorismo.
Toda a manutenção do prédio onde funciona a Casa do trabalhador e o Sine, bem como os funcionários que prestam serviço no local, são de responsabilidade da prefeitura de Arapiraca.
Confira abaixo os serviços ofertados no espaço:
Intermediação de mão de obras; |
Atendimento da habilitação ao beneficio do seguro-desemprego; |
Cursos de capacitação profissional e social; |
Orientação e encaminhamento para certificação profissional; |
Acesso aos programas de geração de emprego e renda no âmbito do empreendedorismo individual, empresarial e da economia solidária; |
Emissão de carteira de trabalho; |
Estudos e pesquisas sobre o mercado de trabalho local; |
Capacitação de conselheiros municipais de trabalho; |
Programa de crédito e microcrédito; |
Parceria na implantação de programas de enfrentamento à pobreza, desenvolvidos no âmbito das políticas públicas, compatíveis com o interesse local, regional e estadual. |
Autor: Laís Pita