24 de maio de 2017

Durante Semana 100% Mamãe Bebê, enfermeiros e técnicos recebem capacitação sobre triagem

Tratar os recém-nascidos com um olhar diferenciado e garantir que a saúde deles seja um dos pilares para uma infância de qualidade são pequenos gestos adotados, diariamente, pelos enfermeiros e técnicos de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município arapiraquense.

Dentro da programação da 7ª edição da Semana 100% Mamãe Bebê, os profissionais da Saúde de Arapiraca tiveram, nesta quarta-feira (24), no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), uma capacitação sobre a realização da triagem neonatal, o teste do pezinho.

Genival SilvaIMG_6725

O exame ficou conhecido pela coleta de sangue do calcanhar do bebê. Ele é um procedimento laboratorial realizado a sangue seco, entre o terceiro e quinto dia de vida da criança, com a finalidade de detectar, antes de manifestadas, doenças genéticas, metabólicas e infecciosas.

De acordo com o enfermeiro da UBS do bairro Planalto, Caio Amorim, a capacitação visa a melhoria nas coletas de sangue nos testes do pezinho, assim como optimizar todo o procedimento para que o material recolhido seja encaminhado em perfeitas condições para a análise dos laboratórios de triagem.

Ainda segundo ele, o teste realizado durante o período poderá prevenir os bebês de uma série de doenças que podem causar lesões irreversíveis às vidas das crianças.

“Esse procedimento pode identificar distúrbios que, se tratados precocemente, podem evitar que a criança tenhas retardo mental, má formação e até possa falecer. Os distúrbios são: Fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. É necessário ser a partir do terceiro dia, porque a criança precisa se alimentar o suficiente para evitar resultados falso-negativos”, destacou o enfermeiro.

A coordenadora do Programa Estadual de Triagem Neonatal em Alagoas, Fátima Cunha, apontou que Arapiraca é, percentualmente, o município que apresenta o maior número de retorno dos testes de pezinhos, pouco mais dos 96% das triagens.

“Os municípios, juntamente com os profissionais, são responsáveis por essas crianças. Temos de firmar esse compromissio e fazer com quê o índice de Arapiraca não caia. Se nós não vestirmos a camisa para essa triagem neonatal, esse trabalho de nada servirá. O teste do pezinho é o primeiro passo para uma vida saudável”, concluiu Fátima Cunha.

A programação da Semana 100% Mamãe Bebê segue acontecendo diariamente em todas as Unidades de Saúde do município arapiraquense.

Confira abaixo algumas das ações:

DATA

HORÁRIO

LOCAL

AÇÃO

PÚBLICO-ALVO

26/05

Das 8h às 12h

Maternidades

Visita as maternidades

Recém-nascidos e gestantes

30/05

16h

Área Verde

Encerramento;
Ensaio fotográfico;
Oficina de pintura;

Ultrassom natural

Crianças e gestantes

Autor: William Rocha