Concerto Didático apresenta cultura musical alagoana aos alunos da Rede Municipal
Música, canto e diálogo marcaram a tarde das crianças nesta quinta-feira (11)
O som dos instrumentos podia ser ouvido logo na entrada da Escola de Ensino Fundamental Carlos Alberto de Albuquerque Melo, localizada no bairro Santa Edwiges, em Arapiraca. No pátio da escola, as crianças estavam sentadas, em cadeiras, assistindo, atenciosas e alegres, à apresentação do músico e professor Luciano Falcão.
Gaita, teclado, voz e até tradutor de libras formaram o Concerto Didático – show no qual as crianças interagem com diversas atividades voltadas para a percepção e conteúdo musical – desta quinta-feira (11). De maneira divertida, o Concerto teve o objetivo de despertar a sensibilidade musical dos jovens alunos para que eles venham a se tornar um público atento e informado.
A ideia do evento surgiu do professor Luciano, que uma vez perguntou, em sala de aula, quem conhecia Djavan ou Hermeto Pascoal. O silêncio chocou o músico. Para reverter esse quadro, ele aproveitou o edital do Prêmio Diogo Silvestre, lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) no ano passado, e inscreveu o seu projeto “Viva Hekel”, que felizmente foi selecionado.
“Eu acho que o meu papel como músico e educador é apresentar a cultura alagoana à juventude que, em sua maioria, está distante de suas raízes”, disse. “O objetivo do meu projeto é mostrar para as novas gerações o trabalho e a música de Hekel Tavares, compositor nascido em Satuba no ano de 1896”, explicou Luciano Falcão.
A coordenadora da Escola, Renatta Santos, falou que o Concerto foi o resultado de todo um trabalho desenvolvido em sala de aula pelos alunos e professores. “Eles trabalharam a biografia de Hekel com muita receptividade e prazer”, afirmou.
O idealizador do projeto disse que não esperava que fosse diferente, visto que crianças do ensino infantil são abertas e calorosas. “O projeto não termina aqui, quero levar para outras cidades e outras escolas de Arapiraca. Todos estão encantados”, comemorou.
A diretora da Escola, Maria Aparecida Pessoa, também estava presente no evento e disse que o Concerto Didático foi o ponto mais alto de um trabalho desenvolvido com muito amor e zelo pelo município.
Autor: Laís Pita