Censo 2017: começou hoje etapa de entrega da documentação dos servidores de Arapiraca
Serviço online de recadastramento e agendamento de entrega da documentação dinamizam atendimento
O prazo para a entrega da documentação exigida pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, para a comprovação do censo 2017 do servidor efetivo de Arapiraca, começou nesta segunda-feira (29), e segue até o dia 17 de junho, no anexo do 3º Centro de Saúde , no bairro Santa Edwiges.
A entrega da documentação é a segunda etapa do processo do recadastramento, que iniciou no último dia 22, por meio de formulário online, disponível no site da prefeitura https://web.arapiraca.al.gov.br/ , que pode ser preenchido até o dia 14 de junho. Após o preenchimento, o servidor é direcionado a página de agendamento, onde escolhe data e horário para a entrega dos documentos. A finalidade é simplificar o processo e evitar filas.
O censo tem o objetivo de identificar os servidores públicos municipais e possíveis falhas que possam existir na Folha de Pagamento, e está inserido no programa de transparência da administração do prefeito Rogério Teófilo, que visa valorizar o funcionalismo.
O recadastramento é obrigatório para todos os servidores públicos efetivos do município. Estão envolvidos no processo do censo, cerca de 30 funcionários da Secretaria de Planejamento, que passam a trabalhar de domingo a domingo, das 8h às 19h, no prazo do processo.
Segundo Janeo Melanias, superintendente de Gestão de Pessoas, até a última sexta-feira (26), cerca de 2.800 pessoas já haviam preenchido o formulário online e realizado o agendamento. Ele ainda lembra que o número de servidores efetivos que devem participar do censo se aproxima dos 5 mil.
“Nesta segunda-feira, primeiro dia para a entrega da documentação, a equipe da prefeitura vai atender a 440 servidores, já agendados. Iniciamos as atividades às 8h e seguiremos até às 19h. A estimativa é de que cada atendimento aconteça em torno de 15 min”, explicou Janeo Melanias.
Laudineide de França, professora, foi uma das servidoras municipais a ser atendida na primeira hora de atendimento. Segundo ela, o procedimento para a participação do censo foi simples e preferiu já agendar a entrega da documentação para o primeiro dia.
“Acho importante a realização do censo. As declarações do prefeito levam a entender que essa é a melhor maneira de tomar conhecimento da realidade do quadro de servidores. E quanto ao procedimento do censo, o preenchimento do formulário e o agendamento online tornaram tudo prático. Assim pude agendar para o meu horário disponível”, ressaltou a professora.
De acordo com Janeo Melanias, os servidores devem ficar atentos à documentação exigida, a fim de evitar desperdício de tempo e a necessidade de um novo agendamento. Nesse caso, há uma conduta a ser seguida, a exemplo de comparecimento ao Centro Administrativo.
“No caso de reagendamento, esse procedimento só pode ser realizado por técnicos da prefeitura, após justificativa do servidor. Somente após o cancelamento é que o servidor estará liberado para novo agendamento”, ressaltou o superintendente.
Janeo Melanias também explica que os servidores impossibilitados de comparecer à entrega da documentação, nos casos de enfermidade ou impossibilidade justificável, é necessária apresentação de procuração. Neste caso, o representante legal deve apresentar a documentação do servidor e a dele.
Documentação exigida na segunda etapa do recadastramento:
*RG; *CPF; ou CNH; Comprovantes de residência e escolaridade;
Título de eleitor; Comprovante de inscrição (não obrigatório).
No caso de procurador:
* RG; *CPF; ou CNH; Procuração.
*Documentos não obrigatórios quando apresentada a CNH.
Autor: Ana Cavalcante