Arapiraca representará o NE na maior conferência de Geotecnologia da América Latina
O município está entre os finalistas na categoria Gestão Municipal
A cidade de Arapiraca é a única representante do Nordeste finalista de prêmio na maior conferência de Geotecnologia da América Latina, a MundoGeo#Connect, que reconhece os melhores profissionais, empresas e projetos do segmento. O evento acontece no período de 9 a 11 deste mês, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
O município é finalista na categoria de projetos Gestão Municipal, e já está classificado na lista dos três melhores inscritos, o chamado “Top 3”, com a criação de um Sistema de Informação Geográficas para mapeamento colaborativo utilizando software livre, o portal GeoArapiraca.
O Projeto
Lançado em 2012, o projeto é considerado importante modelo de ferramenta para a gestão pública, pela riqueza de informações fornecidas ao usuário. À disposição para várias vertentes, a exemplo das Secretarias de Saúde e Educação, o portal também vem sendo utilizado por outros segmentos, além da esfera institucional, com a realização de consultas. Entre os usuários GeoArapiraca estão o órgão da Receita Federal em Arapiraca, Correios, Ufal e escolas particulares.
A ferramenta pode ser acessada por meio do endereço eletrônico https://geo.arapiraca.al.gov.br/geoarapiraca/ , de fácil acesso, o site dispõe de um tutorial para a navegação. O portal tem um campo vasto de informações, entre elas: mapas – produção dinâmica de mapas temáticos; atalhos para as principais camadas do GeoArapiraca; Downloads de mapas, aplicativos, scripts e imagens; e documentos sobre geoprocessamento de Arapiraca.
O projeto, desenvolvido na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras, será apresentado durante a conferência, em seminário agendado para a próxima quinta-feira(11), por uma equipe composta por três técnicos: Rogério Firmino, Júlio Santos e Eric Cruz.
Indicação ao prêmio
Neste seminário, de acordo com a comissão organizadora do evento, estarão reunidos experts para expor os casos de sucesso, mas também os erros cometidos quando se trabalha com Geotecnologias em municípios, desde pequenos até as grandes metrópoles.
Segundo Rogério Firmino, a indicação ao prêmio chegou como uma surpresa para o grupo de Arapiraca, mesmo consciente da importância do trabalho que vem sendo desenvolvido, não imaginou estar concorrendo no mesmo patamar dos grandes centros do país, reconhecidos por desenvolverem tecnologia voltada para o geoprocessamento. “E, ainda mais, estar entre os três finalistas, sendo o único município do Nordeste a concorrer à premiação”, destacou.
O técnico explica que o grupo participou do evento no ano passado, quando decidiu realizar a inscrição para relatar a experiência da cidade com a criação do GeoArapiraca. “O sistema foi criado utilizando software livre, sem nenhuma ferramenta proprietária, a exemplo do Windows. Isso significa que a sua implantação sem custos para o município”, ressaltou.
Concorrendo na mesma categoria de Arapiraca, Gestão Municipal, estão as prefeituras de Niterói – projeto sistema de Gestão da Geoinformação – e Guarulhos, com Soluções.Lab: Impacto social com Geo e Big Data. Além dessa, o evento também contempla as categorias Agrimensura e Cartografia, Negócios e Sistema de Informações Geográficas. A premiação dos vencedores de cada categoria acontecerá na próxima quarta-feira (10),
O evento
Esta é a sétima edição do MundoGeo#Connect Latin America, evento que acontece anualmente, organizado pela MundoGEO, empresa de mídia e comunicação, com atuação no setor geoespacial e de drones. A conferência reúne a comunidade do setor para troca de experiências, promoção de parcerias, fomentar novos negócios e antecipar tendências.
Na edição anterior, o evento reuniu especialistas, pesquisadores, usuários e empresários de vários países da América Latina e outros continentes. Participaram do evento mais de 3.200 pessoas e 120 palestrantes em 36 seminários, cursos e fóruns. A feira reuniu 52 expositores e 100 marcas nacionais e internacionais.
Experts Arapiraca
Rogério Firmino – Técnico em Contabilidade pelo Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho, Arapiraca/Alagoas; Graduado em Análise de Sistemas pelo Centro Universitário CESMAC, pós graduado em Gerência de Cidades pela Universidade Federal de Pernambuco, Gerente do Cadastro Territorial Multifinalitário da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (2010 a 2016), atualmente Diretor do Departamento de Informação Territorial da Prefeitura de Arapiraca/AL.
Júlio Santos – Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Tem experiência nas áreas de Cadastro Territorial Multifinalitário, Cartografia Cadastral, Geoprocessamento e análise espacial voltada ao planejamento urbano. Atualmente faz parte do núcleo de geoprocessamento da Prefeitura de Arapiraca, com ênfase no desenvolvimento do SIGWEB colaborativo GeoArapiraca
Eric Cruz – Desenvolvedor de sistemas de geoprocessamento: desenvolve soluções para processamento de dados com foco em sistemas livres e baseados na nuvem. Atualmente atua no núcleo de geoprocessamento de Arapiraca, utilizando e criando APIs para implementação de SIG e SIG Web colaborativos.
Autor: Ana Cavalcante