Arapiraca realiza a 1ª Conferência Livre da População de Rua
Evento aconteceu na Praça Luiz Pereira Lima, com debates e entrega de roupas (Foto: Breno Airan)
Viver na rua é um ato de extrema coragem. E procurar seus direitos também. Por isso, Arapiraca sediou nesta quinta-feira (25) a 1ª Conferência Livre da População de Rua de Arapiraca.
O evento ocorreu na Tenda Cultural da Praça Luiz Pereira Lima, bairro do Centro, com um público que frequenta o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua, o Centro Pop,local que a Prefeitura de Arapiraca mantém há 3 anos dando mais humanização ao dia a dia dessas pessoas.
Na mesa de abertura, estavam a coordenadora do Centro Pop, Telma Freire; o coordenador estadual do Movimento Nacional de População de Rua (MNPR), Rafael Machado; a apoiadora institucional da Secretaria Municipal de Saúde, Isabel Nilton; e a coordenadora de Proteção Social Especial (PSE) da Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas para a Mulher, Gerlande Fausto.
“Esse momento de discussão é muito importante para a gente. Somos cidadãos e temos o mesmo direito que todos”, diz o morador de rua e autônomo Josenildo Silva, de 23 anos.
O idealizador do evento, Rafael Machado, apresentou a rede de proteção à população de rua e formatou uma dinâmica de confecção de cartazes com propostas para políticas públicas para o setor.
“Os ‘pops’ precisam ser assistidos pelo poder público. Para tanto, eles precisam ter essa ciência. E só nos unindo é que vamos conquistar nossos direitos plenos, todos eles previstos na nossa Constituição, como moradia, alimentação, saúde e qualidade de vida. Esse debate em praça pública já é um grande passo”, comenta o coordenador estadual do MNPR.
No local, houve a entrega de roupas e lençóis e ainda um almoço coletivo para os presentes.
O Centro Pop fica na Rua Domingos Correia (em frente à Pinguim Gelo), no bairro São Luiz, e conta com psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.