Prefeitura mapeia áreas que serão transformadas em Ecopontos
Um dos grandes desafios da Prefeitura de Arapiraca é combater o descarte irregular de entulhos em terrenos baldios espalhados pela cidade, prática que ao longo dos anos tem desencadeado diversos problemas urbanos e, principalmente, de saúde pública.
Para combater o problema, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos realizou um mapeamento em toda a cidade, onde detectou oito áreas que deverão ser transformadas em Ecopontos, ou seja, locais autorizados a receber entulhos e outros tipos de resíduos recicláveis. Essa é mais uma das ações do projeto Arapiraca Cuida de Mim.
A estrutura dos Ecopontos contará com baias que irão separar cada tipo de resíduo, entre eles podas de árvores, restos de construções, material plástico, vidro, metal, papel, entre outros. Esses locais serão cercados e a entrada e saída das carroças será controlada através de guaritas de segurança.
Vale ressaltar que os Ecopontos só receberão material transportados em carroças ou carrinhos de mão, ou seja, em quantidade limitada a um metro cúbico.
“Todo material com quantidade superior a um metro cúbico é necessário que a pessoa contrate caçambas de empresas terceirizadas, que deverão encaminhar ao Centro de Tratamento de Resíduos, o CTR”, frisou a secretária de Serviços Públicos, Vanessa Sampaio.
De forma provisória, a Prefeitura autorizou o descarte desse tipo de material numa área localizada por trás do Cemitério Pio XII no Bairro Eldorado, que vem atendendo os bairros circunvizinhos. O local, que será totalmente reformulado, é um dois oito pontos mapeados para a implantação dos Ecopontos.
Ainda de acordo com a secretária Vanessa Sampaio, a intenção da Prefeitura é implantar o sistema de coleta seletiva de lixo em toda a cidade.