11 de abril de 2017

Polo Moveleiro recebe visita de equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo

A visita tem o objetivo de avaliar a situação do local e fortalecer o setor

IMG_8677

O Polo de Madeira e Móveis Nascimento Leão, localizado às margens da rodovia AL 220, na comunidade Lagoa do Capim, zona rural em Arapiraca,  foi o local escolhido para dar continuidade a programação de visitas técnicas que a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo vem realizando no município.

O objetivo das visitas é conhecer a realidade de cada segmento, avaliar as necessidades e  possibilidades de investimento e parcerias que visem o desenvolvimento econômico do  município. E, no caso do Polo Moveleiro de Arapiraca, como é chamado, a ideia foi dar voz aos empresários instalados no local.

“Esse é o primeiro contato com os empresários do polo. Precisamos fazer uma análise da situação a fim de entender as reais necessidades para que o espaço cumpra a sua proposta inicial de criação, que era de contribuir para o desenvolvimento local e fortalecimento do setor moveleiro”, explicou Ricardo Barreto, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turístico.

O secretário constatou, durante a visita, que dos 45 lotes, apenas duas empresas estão instaladas no local. Diante  disso, ele enxergou a necessidade de realizar uma reunião com todos os empresários cadastrados para o polo, com a finalidade de realizar  um diagnóstico mais preciso da situação.

“A ideia é, até o final deste mandato,  revitalizar o local. Por isso, é necessário avaliar  as possibilidades de crescimento com a chegada de mais empresas. Queremos ouvir dos empresários os motivos que os estão impedindo de seus negócios, uma vez que já  tem posse dos lotes”, completou o secretário.

O Polo de Madeira e Móveis Nascimento Leão, inaugurado em 2013,  nasceu de um convênio entre a Prefeitura, a Associação dos Moveleiros do Agreste (Amagre) e Governo do Estado. O superintendente de Turismo, Michael Chinelato, explicou que a equipe da secretaria vai avaliar todos os documentos referentes ao polo,  para entender como será a atuação do Município.

“Atualmente essas duas empresas instaladas empregam pouco mais de 71 pessoas. O objetivo é que esse número seja ampliado, gerando mais emprego e renda para Arapiraca.  Após essa visita e a reunião com os empresários, que deve ser agendada em breve, ainda avaliaremos a possibilidade de ampliar o polo para multifabril”, completou Michael Chinelato.

Para Felício Gomes, proprietário de uma das empresas instalada no local, a visita da Administração pública é importante para que possam, juntos, avaliar propostas de avanços para todos.  “Precisamos dessa parceria para melhorar a situação do polo. Estamos aqui há seis meses  e as instalações são perfeitas, mas é preciso a implantação de ações para que o espaço seja ocupado e possibilite melhorias, a exemplo de segurança, transporte e a própria  visibilidade”, ressaltou o empresário.

Após apresentar as suas instalações e serviços, Luiz Sandes comentou sobre a satisfação em estar no local e ainda contou a sua história de empreendedorismo. Ele também comentou sobre as suas dificuldades e sonhos de ampliação.  “É importante que esses vínculos sejam fortalecidos, entre o nosso setor e o município. A intenção é de que o polo seja referência. Mas, para isso, é necessário que mais empresas se instalem, para que ganhemos mais força e visibilidade” completou.

IMG_8736

 

Autor: Ana Cavalcante