11 de abril de 2017

Funcionários do call center recebem orientações sobre cuidados com a voz

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Em alusão ao Dia Mundial da Voz, que será comemorado no próximo domingo, dia 16 de abril, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (11) uma ação envolvendo colaboradores do call center AeC, onde trabalham mais de duas mil pessoas, em sua maioria na função de operador, que utilizam a voz como a principal ferramenta de trabalho.

Técnicos do Centro em Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Núcleo de Saúde da Família (NASF) com a parceria do Ceproal estiveram no call center fornecendo dicas importantes sobre os cuidados básicos para manter a qualidade da voz.

Elaboramos um questionário com pequenas perguntas para que esses trabalhadores possam detectar possíveis disfonias, ou seja, alterações na produção da voz a exemplo de rouquidão, pigarros, entre outros”, frisou a fonoaudióloga Luana Amorim.

Ainda de acordo com a fonoaudióloga, a alimentação inadequada também pode refletir diretamente na qualidade da voz, a exemplo dos alimentos derivados do leite, gordurosos, chocolate, café, entre outros.

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O correto é beber água com regularidade e em temperatura ambiente, mantendo o corpo hidratado. Evitar jejuns superiores a quatro horas e mastigar bem os alimentos, bebendo pouco líquido durante as refeições e variando o tipo de alimento. Um dos maiores vilões para a voz é o cigarro, que também pode provocar outros danos ao corpo, principalmente nos pulmões.

Durante a ação também foi realizada aferição da pressão arterial entre os colaboradores e medição do índice de massa corpórea (IMC).

A colaboradora Rafaela Góis, que trabalha como operadora do call center, aproveitou a oportunidade para verificar se estava com a saúde em dia. “A voz é a minha ferramenta de trabalho. Tento ao máximo cuidar bem dela para evitar a rouquidão ou algo que me impeça de exercer a minha função”, finalizou a colaboradora.