Dia Mundial da Saúde é comemorado com diversas atividades em Arapiraca
Nesta sexta-feira, dia 7 de abril, foi comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em Arapiraca, a Prefeitura realizou diversas ações direcionadas à população, reforçando os trabalhos nas unidades de todo o município. Na Praça Marques da Silva, a Secretaria Municipal de Saúde levou toda a sua estrutura e atendeu centenas de pessoas com os mais diversos serviços.
Em 2017, o tema escolhido para o Dia Mundial da Saúde foi a depressão, transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade e em qualquer etapa da vida. Pensando nisso, a Prefeitura vem realizando, durante toda a semana, atividades que busquem associar ao tema, tendo como exemplo a melhoria da autoestima através dos exercícios físicos e outras atividades. Dia Mundial da Saúde é comemorado com diversas atividades em Arapiraca
Na Praça Marques da Silva a população recebeu orientações sobre DST/AIDS, informações sobre o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), atividade física e nutricional, saúde do trabalhador, saúde bucal, entre outros.
Os trabalhos foram coordenados por psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, educadores físicos e técnicos de segurança no trabalho, que realizaram testes de glicemia, verificação de pressão arterial, medição da circunferência da cintura, além da distribuição de preservativos.
“Acabei de descobrir que minha taxa de glicose está bem acima da média. Vou buscar orientação e atendimento médico para buscar o tratamento da doença”, frisou o vendedor Wagner da Silva Braga, de 38 anos.
No local as atividades foram realizadas através de uma parceria entre Prefeitura de Arapiraca, SEST/SENAT, SESC, Ceproal e Escola de Enfermagem Santa Bárbara.
TERCEIRO CENTRO
Ações alusivas ao Dia Mundial da Saúde também foram realizadas em Unidades de Saúde do Município, a exemplo do que aconteceu no III Centro de Saúde, localizado no bairro Santa Edwirges.
No local, os usuários foram convidados a participar de uma conversa sobre o tema “Depressaõ”, com a psicóloga Valeska Luz e o psiquiatra Washington Luiz de Oliveira. Os profissionais explicaram sobre os sintomas, os tipos da doença e os tratamentos.
“A ideia é desmistificar esse tema. As pessoas precisam entender as diferenças entre tristeza e depressão. E entender o melhor momento para procurar ajuda. A depressão apresenta dois viés: o psicológico e o psiquiátrico. No momento em que o paciente procura ajuda profissional é possível identificar qual será o melhor procedimento”, esclareceu Valeska Luz.