Arapiraca se prepara para receber grupo de guias de turismo de Alagoas
A visita faz parte do calendário organizado pelo Sindicato dos Guias de Turismo de Alagoas
Equipe das secretarias de Turismo e Cultura em visita à “Fazendinha”.
A cidade de Arapiraca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, recepcionará um grupo de 30 guias de turismo do Estado, na próxima semana, dia 27 de abril.
A visita faz parte do calendário organizado pelo Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Alagoas (Singtur), por meio do projeto “Eu Conheço Alagoas”, que tem o objetivo de aproximar os profissionais do território alagoano, proporcionando o conhecimento das riquezas e da história da terra.
De acordo com Michael Chinelato, superintendente de Indústria, Comércio e Turismo, o momento será uma oportunidade para apresentar o potencial turístico da segunda maior cidade de Alagoas, que não conta com as belezas naturais da capital, mas possui outros atrativos capazes de colocá-la na rota do turismo alagoano.
Na semana que antecede a visita, o superintendente Michael Chinelato e Igor Machado, coordenador de Produção, Fomento, Difusão e Política, organizaram agenda para conhecer espaços com possibilidade turística, que serão apresentados aos guias, desde opções de lazer a pontos de cultura.
Área de acesso à “Fazendinha”, localizada no Sítio Perucaba.
“A ideia é entender o que é o lugar e avaliar qual é o seu potencial para o turismo local”, ressaltou Igor Machado, em visita à “Fazendinha do Zé da Pinga”, localizada no sítio Perucaba. O local, que pode vir a ser um ponto turístico, representa o universo cultural que envolve os praticantes das religiões afro-brasileiras, com destaque para a Jurema, vertente religiosa de raiz nordestina.
O espaço foi cenário para o documentário “Juremeiro de Xangô”, contemplado pelo edital Curta Afirmativo 2014, da Secretaria do Audiovisual, lotada no Ministério da Cultura (MinC). O audiovisual, da diretora Arilene Castro, conta a história do babalorixá e mestre da Jurema, Alex Gomes da Silva, o pai Alex de Xangô.
Proprietário do Canguru Park apresenta o local, opção de lazer no segmento turismo rural
Outro local visitado pelos representantes das pastas municipais foi o Canguru Park, uma opção de lazer, localizado no Povoado Cangandu, zona rural de Arapiraca. O espaço é classificado de turismo rural e se apresenta como uma opção para a prática da pesca, realização de eventos e, também, costuma ser utilizado para cenário de books fotográficos.
Desafio
Desde que assumiu a pasta, o superintendente Michael Chinelato afirma ouvir questionamentos sobre o que seria atrativo turístico em Arapiraca, uma vez que, geralmente, as pessoas costumam associar o tema a belezas naturais, a exemplo das praias, lagoas e rios.
“O desafio é inserir Arapiraca na rota turística do Estado, valorizando, fortalecendo e respeitando a sua potencialidade, a exemplo do turismo de negócio e eventos, aposta da atual administração para alavancar o desenvolvimento econômico do Município”, explicou.
Espaço verde é um dos atrativos do Canguru Park.
Inventário Turístico
Para isso, Michael Chinelato adianta que a secretaria está trabalhando em importante projeto, o “Inventário Turístico de Arapiraca”, que visa, por meio de um diagnóstico, apresentar informações precisas sobre a potencialidade turística da cidade. Segundo ele, poucas cidades brasileiras possuem o inventário.
“A proposta é realizar o levantamento das potencialidades, os equipamentos públicos e privados, os serviços ofertados, suas condições e possibilidades. A exemplo de parques, ginásios, restaurantes, hotéis e agências de turismo. O inventário passará a ser importante ferramenta para orientar a Administração Municipal na tomada de decisões destinadas ao desenvolvimento do setor turístico”, ressaltou o superintendente
Autor: Ana Cavalcante