19 de abril de 2017

Arapiraca é sede de encontro regional dos administradores do Sistema Facilita Alagoas

Encontro reúne administradores de municípios do Agreste e discute Portal Facilita Alagoas

WhatsApp Image 2017-04-19 at 13.37.29

Administração Municipal, representada por uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo,  participou do Encontro Regional dos Administradores do Sistema Facilita Alagoas, na manhã desta quarta-feira (19), no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Arapiraca.

O evento foi promovido pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), em parceria com o Sebrae. Esta edição do encontro promoveu a capacitação dos servidores das prefeituras da região Agreste,  responsáveis pela administração da Rede Nacional para  Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

Com o objetivo de capacitar os servidores quanto às operações  do sistema e  expor as funcionalidades disponíveis no Portal Facilita Alagoas, o encontro explorou variados temas, entre eles, registro  e legalização empresarial, a exemplo de certificação simplificada, aprovação da viabilidade de endereço para empresas e a geração de alvarás e inscrições.

“Este é o momento para que os administradores tirem todas as dúvidas sobre  utilização do Portal Facilita, que é  a interface da Redesim no Estado”, comentou  Edmundo Lins, gerente de suporte do Portal Facilita.

Facilia Alagoas

O Facilita Alagoas é uma ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos Estaduais e Municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas e as disponibiliza na rede mundial de computadores – Internet em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso.

Redesim

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios  foi criada pela Lei nº 11.598/07 para permitir que o cidadão abra ou regularize o seu negócio de forma simplificada e sem burocracia. Na prática, significa dizer que os órgãos responsáveis pelo registro e legalização de sua empresa atuarão de forma integrada, permitindo a realização de todo o processo por meio de entrada única de dados na internet.