Alunos da Padre Jefferson recebem palestra sobre dengue no Saúde na Escola
Durante toda esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem levado para os alunos das escolas arapiraquenses, tanto da rede municipal, quanto da estadual, palestras com assuntos importantes para a comunidade.
Nesta quarta-feira (5), a Escola Estadual Padre Jefferson de Carvalho, localizada no bairro Guaribas, foi a instituição agraciada com o projeto Semana Nacional de Saúde na Escola e teve como tema abordado o combate ao aedes aegypti.
O supervisor de endemias da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Verdes Campos, Samoel Santos, evidenciou números importantes sobre os índices de infestação do mosquito nas comunidades que ficam nos entornos da instituição de ensino.
Segundo ele, os bairros São Luiz II e João Paulo II são os que aparecem com os maiores índices, 7,8 e 13,7%, consecutivamente. Já as comunidades de Verdes Campos e Nova Esperança aparecem com 2,8 e 5,8% cada.
Apesar do bairro Guaribas estar com 0% de índice de infestação, o supervisor de endemias informou que isso não quer dizer que a comunidade esteja isenta de mosquitos em sua localidade.
“Hoje Arapiraca apresenta 5,3% de índice de infestação do aedes aegypti na cidade. Isso quer dizer que a cada 100 casas consultadas, em seis são encontrados focos de dengue. É importante que possamos dar um fim nos focos e com isso exterminar o mosquito”, destacou Samoel Santos.
As atividades continuarão acontecendo, e amanhã, no período vespertino, a Escola Estadual Padre Jefferson de Carvalho terá um novo encontro com os agentes comunitários de saúde e técnicos da UBS Verdes Campos, em mais uma grande palestra educacional.
Autor: William Rocha