15 de março de 2017

Unidade de Saúde do Canaã recebe visita técnica de equipe da Controladoria Geral do Município

Efetividade nas ações, estrutura física e satisfação de funcionários e usuários são objetivos da visita

IMG_2248

Controlador-geral do Município e equipe em visita técnica a UBS do Canaã

 Equipe da Controladoria Geral do Município de Arapiraca realiza primeira visita  técnica em Unidades Básicas de Saúde (UBS), na manhã desta quarta-feira (15). A atividade  faz parte  do cronograma de ações do órgão, com o objetivo de conhecer e  avaliar a realidade das unidades, a fim de elaborar um  levantamento que será apresentado em relatório à administração municipal.

A  ação,  já havia sido informada que aconteceria, mas sem data específica, tem caráter educativo, e ocorreu na  Unidade Básica de Saúde João Batista da Silva, localizada na comunidade Canaã. A equipe técnica do órgão, composta por engenheiros, contadores e advogados, atuou na presença de Fabrízio Araújo Almeida, controlador-geral do município.

IMG_2344

Equipe conversa com funcionários e usuários da unidade.

Cada profissional,  com questionários específicos em mãos, percorreu toda a unidade, observando  a estrutura física, desde a recepção, consultórios, farmácia, banheiros, salas de apoio e copa. Também  foram observados  equipamentos, materiais de trabalho, medicamentos, atuação dos profissionais e serviços. Um outro ponto de destaque da visita foi a conversa com funcionários e usuários, onde foram convidados a expor as suas experiências com a unidade.

Antônia Francisca, gerente da UBS, comentou estar surpresa com a visita. Mas, avalia sendo positiva a ação. “É importante saber que há órgão atuando e pensando nas melhorias para esta unidade. Fico feliz em ver que a nova administração está preocupada em enxergar as reais necessidades. Uma maneira de valorizar funcionários e usuários. E, sendo assim, aguardamos outras visitas”, completou.

IMG_2262

Fabrízio Almeida verifica  situação da farmácia da UBS

“Desde que foi inaugurado,  venho aqui uma vez por mês com os meus dois filhos. E é a primeira que vejo uma equipe da prefeitura conversando com a gente para saber a nossa opinião sobre os serviços aqui da unidade. Isso é muito bom”.  A afirmação é da dona de casa Maria Gorete Pereira, 34, moradora da comunidade Fazenda Velha, atendida a UBS do Canaã. Ela foi uma das pessoas ouvidas pela equipe da Controladoria.

Fabrízio Araújo Almeida explicou que, após a conclusão do relatório, a Controladoria vai encaminhar cópias para a Administração Municipal e para a UBS. “O objetivo, além de levantar a realidade da unidade, ou qualquer outro órgão municipal,  é ser ponte para a atual gestão, apresentando  informações sobre a efetividade nas ações que são aplicadas, estrutura física e a satisfação de funcionários e usuários”, explicou o controlador-geral de Arapiraca.

IMG_2339

Unidade Básica de Saúde João Batista da Silva, no Canaã

Autor: Ana Cavalcante