Tese de doutorado colhe dados sobre saúde mental de servidores da prefeitura
Uma tese de doutorado apresentada na manhã desta sexta-feira (31), no Centro de Referência Integrada de Arapiraca (CRIA), apontou dados com relação a sanidade mental e psiquiatria de servidores públicos da Saúde e Educação da Prefeitura Municipal de Arapiraca.
O trabalho, organizado pela pesquisadora dra. Verônica de Medeiros Alves, destacou a presença de transtornos mentais, ideação suicida e qualidade de vida desses profissionais. A pesquisa colheu informações sobre o alto número de sintomas de ansiedade e depressão.
A pesquisa foi realizada nas unidades de saúde do bairro Boa Vista, Planalto, Canafístula, CAPs Nice da Silveira e CAPs – AD.
Os resultados da pesquisa incentivaram a Prefeitura de Arapiraca a realizar um encontro no CRIa para que fossem debatidas propostas com o objetivo de amenizar o número de casos encontrados e prevenir maiores complicações à saúde dos servidores.
Durante o evento, os participantes definiram as primeiras propostas para iniciar o processo de diminuição dos casos que o estudo detectou. São elas estão: criar um núcleo de atendimento especifico, psiquiátrico e psicológico, para esses casos; articular com a junta médica do município para rever a questão dos atestados médicos; aumentar o número de psicólogos para atendimento ambulatorial; treinamento de abordagem de acolhimento e relacionamento interpessoal (CAVIDA); implantação de projetos de saúde e segurança para os servidores da Educação; implantação de projetos/protocolos de cuidados para os servidores da Saúde; inserir atividades físicas no cuidado às pessoas com transtornos; inserir atividades de lazer e comemorativas para os servidores.
“Trabalhar é bem mais que a ação de realizar tarefas. O problema foi detectado, agora é o momento de iniciar as ações para minimizá-lo ”, concluiu a dra. Verônica de Medeiros Alves.