28 de março de 2017

Semana Azul alerta para a conscientização do autismo em Arapiraca

espaço trate2

O próximo domingo, dia 2 de abril, será lembrado como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em alusão à data, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a Semana Azul, que até a próxima sexta-feira (31) estará realizando diversas atividades envolvendo professores, pais de crianças autistas e a comunidade em geral.

As atividades acontecem na sede do Espaço Trate, localizado no Bairro Cavaco, e têm como público-alvo professores, pais de crianças autistas e a sociedade em geral.

Nesta terça-feira (28) o educador físico Thiago Lima ministrou a palestra “Educação Física e Autismo: Teoria e Movimento. Na quarta haverá palestra com o advogado José Guedes Filho, que abordará o Direito das Pessoas Autistas. Na quinta-feira, dia 31, a psicóloga e pedagoga Miriam Emanuela Lopes Silva Lira ministrará palestra sobre as atividades lúdicas e o que elas auxiliam na aprendizagem do autista. E, finalizando, na sexta-feira, orientações sobre higienização e saúde bucal, com a odontóloga Betatuska Frazão.

O QUE É O ESPAÇO TRATE?

O Espaço Trate é um local destinado ao atendimento de crianças autistas com necessidades especiais. No local são atendidas 85 crianças, que recebem atendimentos individuais e participam de atividades em grupo, coordenados por psicólogos, terapeuta ocupacional e outros profissionais.

espaço trate1

De acordo com a gerente do Espaço Trate, Cícera Viveira Góis (Vaninha), os pais dos autistas também são acompanhados pela equipe multidisciplinar. “Os pais também participam de todo o processo, aprendendo a lidar melhor com as crianças, entenderem o seu comportamento e trocar experiências com outros pais, uma vez que todo autista tem características distintas”, frisou a gerente.

JOGO DO ASA

No próximo domingo, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, crianças atendidas pelo Espaço Trate entrarão em campo ao lado dos jogadores da Agremiação Sportiva Arapiraquense, (ASA), minutos antes da partida com o Centro Sportivo Alagoano (CSA) a ser realizada no Estádio Coaracy da Mata Fonseca.