2 de março de 2017

Saúde realiza ações de prevenção de doenças e palestras para professores e funcionários do Ifal

Samuel AlvesIMG_0952

Com o retorno das atividades após as festas carnavalescas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve presente, nesta quinta-feira (2), no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para ações educativas de prevenções de doenças e prestação de serviços de saúde aos professores e funcionários da instituição de ensino.

Diversas ações foram apresentadas ao público presente na ocasião, assim como a instrução para aplicação de preservativos, tanto o masculino, quanto o feminino, e as doenças sexualmente transmissíveis que são evitadas pela utilização deles, palestras educacionais para o combate ao consumo abusivo do álcool e outras drogas, e informações importantes para quem deseja parar de fumar.

Outro ponto importante da visita foi a necessidade de se examinar todos os cantos da casa e não se esquecer de esvaziar e virar garrafas e pneus, retirar a água dos pratinhos das plantas, substituíndo por terra, acúmulo de lixo e tampar recipientes de armazenamento de água, enfim, evitar quaisquer focos de criadouros e proliferação de mosquito da dengue, zika e chikungunya.

Foram aferidas as pressões arteriais, índice glicêmico e a antropometria, registro das particularidades físicas, de cada servidor do Ifal, além de palestras de identificação dos sinais e sintomas do infarto, motivação, postura e atividade física e aconselhamento quanto as DSTs.

Ao final do evento, o educador físico Chrystiano Ferreira realizou uma sessão de ginástica laboral com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.

O evento foi promovido pela Promoção da Saúde e contou com o auxílio do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf), do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Ceproal.

Autor: William Rocha