7 de março de 2017

Programa “Frente do Emprego” amplia oportunidades no mercado de trabalho em Arapiraca

Participantes recebem orientações e preparação para melhor encarar os desafios na busca por estabilidade financeira

DSC_0111

Prefeito Rogério Teófilo parabeniza os participantes do programa “Frente do Emprego”

A busca por estabilidade no mercado de trabalho não é considerada tarefa fácil. Para muitos, conseguir uma vaga de emprego tem sido um desafio. E nesse campo, entra com  vantagem quem está melhor preparado. Partindo desse princípio, a Casa Integrada do Trabalhador, vinculada ao  Sistema Nacional de Empregos (Sine), ofertou 30 vagas para o curso de treinamento “Programa Frente de Emprego”,  concluído nesta terça-feira (7), com a entrega dos certificados.

O programa é desenvolvido mediante  uma parceria entre a Prefeitura de Arapiraca e o Governo do Estado. E tem o objetivo de proporcionar aos trabalhadores desempregados e aos que buscam o primeiro emprego, orientação e preparação para ingressar no mercado de trabalho. O curso foi ministrado durante 10 encontros, abordando variados temas, entre eles: “Desenvolvimento de currículo”, “Planejamento financeiro”, “Empreendedorismo” e “Desenvolvimento de habilidades e competências”.

DSC_0057

Ricardo Barreto, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, participa da entrega dos certificados.

Durante a cerimônia de finalização do curso, participaram da entrega dos certificados, o prefeito Rogério Teófilo, Ricardo Barreto, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo,  Flora Tavares, superintendente de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e  Michael Chinelato, superintendente de Indústria, Comércio e Turismo.

“O curso superou as minhas expectativas. Quando realizei a inscrição não imaginava que ele seria tão abrangente. Para mim, ele foi além da proposta inicial. Os temas abordados e as dinâmicas das aulas, ministradas pelos facilitadores, ampliou a minha visão, abrindo um novo mundo de possibilidades, baseado nas minhas capacidades. Saio daqui, não somente com um certificado, motivado a seguir um desejo de ser um empreendedor”, comentou John Spaik, 21, estudante  de Educação Física.

Entre os participantes do programa, diferentes perfis puderam ser observados. Francisco Carlos, facilitador do curso, ressaltou a importância da troca de ideias e experiências, já que a turma recebeu pessoas de variadas idades e profissões, mas com o mesmo interesse: adquirir conhecimento para se destacar no mercado de trabalho. “Esta turma possibilitou a realização de um rico trabalho de troca de vivência, expectativas e aprendizado”, finalizou.    

DSC_0116

Turma participa de momento de confraternização em fase de conclusão do curso. 

Durante a sua fala, o prefeito Rogério Teófilo expressou a  satisfação em viver o momento, e explicou que, mesmo com agenda apertada,  fez questão de acompanhar o secretário Ricardo Barreto na missão de entrega dos certificados. E ainda comentou sobre os seus planos para gerar mais desenvolvimento e renda para o município.

“A minha proposta é de um governo humanizado, que vai trabalhar para pessoas e na perspectiva do desenvolvimento”, afirmou Rogério Teófilo, que também explicou a situação econômica atual da prefeitura, enfatizando que honrará o que é de responsabilidade da administração e, a partir disso, os recursos começarão a ser empregados no processo de   desenvolvimento. O prefeito anunciou ações com a perspectiva de  gerar emprego e renda para Arapiraca, a exemplo do shopping a céu aberto, centro de convenções, o aeroporto e o distrito industrial. Este último, em parceria com o Governo do Estado.

 

Autor: Ana Cavalcante