Prefeitura firma compromisso para combater o trabalho infantil em Arapiraca
O combate à exploração do trabalho infantil foi o tema de uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (21), no auditório da Escola de Governo, envolvendo representantes da Prefeitura de Arapiraca, Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente, Ordem dos Advogados do Brasil, entre outros.
Representantes do Forum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador de Alagoas (FETIPAT/AL) também estiveram presentes e lamentaram o fato de muitas crianças e jovens ainda continuarem sendo explorados no município de Arapiraca.
De acordo com a auditora fiscal do trabalho, Railene Cunha Gomes, a maior preocupação é com os casos de exploração, caracterizados como “camuflados”.
“A exploração sexual não acontece somente nos cruzamentos da cidade. O combate mais difícil ocorre na zona rural, onde crianças continuam sendo exploradas na roça. Também há os casos de jovens garotas que muito cedo começam a trabalhar em casas de família na cidade”, alertou.
Na oportunidade, o prefeito Rogério Teófilo assegurou que nos próximos quatro anos todas as secretarias de sua gestão deverão trabalhar alinhadas com o comprometimento de promover à proteção às crianças e adolescentes.
“Quando conseguimos botar as crianças na escola e, paralelamente, promover oportunidades de trabalho aos pais, automaticamente estamos resolvendo grande parte da situação. Asseguro a todos vocês que fazem parte desta rede de proteção que a prefeitura será parceira no processo”, finalizou o prefeito, que esteve acompanhado de toda a equipe da secretaria de Assistência Social.