Planetário realiza neste domingo mais uma edição da Exposição Valentina
No próximo domingo, 19, o Planetário Municipal Casa da Ciência realizará mais uma edição da Exposição Valentina, que mostrará a contribuição da mulher no ramo da astronomia desde o princípio dos tempos.
A mostra, que terá início às 16 horas, fará um levantamento histórico de grandes nomes da ciência mundial, apresentando em 22 painéis trazidos pela Liga Norte-Nordestina de Astronomia (LINNEA) mulheres astrônomas e astronautas que contribuíram para o desenvolvimento com descobertas e atividades no campo prático, teórico e experimental.
A exposição, que teve a sua primeira edição em 2016, e que leva o nome da primeira mulher a ir ao espaço, a russa Valentina Tereshkova, este ano terá algumas novidades, a exemplo da inclusão do 23° painel, com a astrônoma da NASA, Duilia de Melo, criado pela equipe do planetário arapiraquense, e a construção de um espaço físico permanente dentro da instituição.
Na oportunidade haverá, no cineteatro, palestras com o tema “Mulheres da Astronomia” com os professores e planetaristas Jonatha Davi das Neves e Edson Cavalcante, exposição no Hall do Planetário e observação astronômica no mirante.
A palestra de abertura deste ano será ministrada pela graduanda em matemática Kecia Maria dá Silva, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), responsável pelo monitoramento de meteoros na rede EXOSS, do inglês Exploring the Southern Sky for new Meteor Radiants, em Arapiraca.
OBA
Também prosseguem até domingo (19) as incrições para a 20ª edição das Olimpíadas Brasileiras de Astronomia (OBA), competição que acontece no dia 19 de maio e que terá apenas uma fase.
As escolas interessadas deverão inscrever seus alunos através do site da organização do evento clicando AQUI.
As provas estão divididas em quatro níveis — três para os alunos do fundamental e um para os do médio — com dez perguntas cada: três de astronáutica e sete de astronomia. A maioria delas, porém, exige apenas raciocínio lógico.
De acordo com a professora e coordenadora do Planetário Casa da Ciência, Janice Gomes, a meta para este ano é alcançar 100% das escolas da Rede Municipal de Ensino, mas que mesmo sem o ano letivo de 2017 ter iniciado, o trabalho já está acontecendo com os professores e alunos das instituições de ensino do município.
“Em 2013 tivemos apenas 206 alunos e duas escolas participantes nas olimpíadas, mas de 2014 para cá conseguimos inscrever mais de 4200 estudantes, e das 58 instituições de ensino que temos no município conseguimos totalizar 40. Em 2017 a nossa meta é fazer com possamos alcançar os 100% das inscrições nas olimpíadas”, destacou a professora
“Todos os anos nós realizamos simulados para que alunos desenvolvam o seus conhecimentos e pratiquem, mas neste ano nós iremos trabalhar ainda mais com o professor e coordenador da OBA”, finalizou.
Autor: William Rocha