10 de março de 2017

Meio ambiente é pauta de agenda da vice-prefeita e secretárias, cumprida nesta quinta-feira (9)

Fabiana Pessoa e secretárias realizam visitas ao CTR de Pilar e a Slum, em Maceió.

IMG_20170309_104823759

O meio ambiente foi pauta da agenda desta quinta-feira (9), cumprida pela vice-prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa, pela secretária municipal de Serviços Públicos, Vanessa Sampaio,  e a superintendente de Limpeza, Cátia Oliveira. Com visitas programadas, as arapiraquenses foram recebidas por David Maia, superintendente de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), e representantes do grupo Alagoas Ambiental, empresa gestora da Central de Tratamento de  Resíduos (CTR).

O principal motivo das visitas, segundo Fabiana Pessoa, foi conhecer estruturas e a realidade de modelos que possam ser implantados pela administração municipal, a fim de possibilitar o desenvolvimento na área ambiental, com ênfase na coleta, transporte e destino do lixo. Além do sistema de monitoramento dos serviços públicos para o segmento.

DSC_0478

“Nós precisávamos conhecer de perto o funcionamento de algumas atividades que pensamos em adotar no município. Primeiro, para entendermos e tirarmos nossas dúvidas. E depois, para avaliarmos custos, a viabilidade e o impacto que tais ações podem representar para a população de Arapiraca, em curto, médio e longo prazo”, explicou a vice-prefeita.  

Eliminar os lixões e realizar corretamente o destino dos resíduos são ações que fazem parte das exigências do Governo Federal, autor da Política Nacional de Resíduos Sólidos, para os municípios brasileiros. A ideia é contribuir com o meio ambiente e cuidar da saúde da população. Arapiraca já está entre as cidades que vem se esforçando para seguir tal determinação.

No final do ano passado, desativou o aterro sanitário, conhecido  “lixão de Mangabeiras” e inaugurou a Central de Tratamento do Agreste, implantado entre os municípios de Arapiraca e Craíbas. Construído em uma  área de 81 hectares e vida útil de 20 anos, o CTR está funcionando com a captação de resíduos sólidos Classe II, que são os lixos domiciliares e comerciais, bem como os resíduos de Classe II-B, resíduos da construção civil.

Pensando em utilizar o potencial do local, a agenda de visitas se iniciou pelo CTR Metropolitano, localizado na cidade de Pilar, que atualmente é considerado modelo e funciona com atividades ampliadas, recebendo entre lixo residencial, industrial e hospitalar não contaminável.

DSC_0553

A vice-prefeita, a secretária e a superintendente foram recebidas por Marnes Gomes, gerente operacional, Pedro Davi, diretor executivo, Keilyan Lacerda, Administradora e Cleverton Rodrigo, da Ciano. O grupo apresentou toda a estrutura do local, respondeu os questionamentos, orientou e também anotou as solicitações para Arapiraca.

“Em uma Central de Tratamento, os resíduos passam por um processo de cuidados, separação, até o envio para as células receptoras, todas com mantas de impermeabilização, que isolam o solo dos resíduos e do chorume. Além disso, há uma preocupação”, explicou Pedro Davi.

Vanessa Sampaio ficou surpresa e entusiasmada com o que viu no CTR de Pilar, em pleno funcionamento. “Levando em consideração as possibilidades de implantação de alguns serviços do CTR Agreste, além dos já disponibilizados, eu já visualizo, entre outras ações,  a área verde e o Centro de Educação Ambiental, com aulas  para alunos de escolas da rede municipal”, enfatizou a secretária.

DSC_0602

Após a visita ao CTR de Pilar, o grupo foi recebido por David Maia, superintendente de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), que apresentou o órgão e atendeu o pedido da vice-prefeita para conhecer o sistema de monitoramento realizado pela pasta, desde o acompanhamento dos serviços executados nos bairros em tempo real, sobretudo a coleta do lixo domiciliar. O canal ainda possibilita receber solicitações dos moradores.

“A intenção em conhecer esse canal da Slum é avaliar a possibilidade de implantação do sistema em Arapiraca. Para assim, reduzir os pontos de lixo do município e aproximar a população para a melhor prestação dos serviços públicos”, afirmou Fabiana Pessoa.

DSC_0621

Na oportunidade, o superintendente ainda acompanhou até o Ecoponto, local destinado à  entrega voluntária de pequenos volumes de entulho, a exemplo de móveis e restos de poda de árvores,  e resíduos recicláveis. Para cada tipo de resíduo há um coletor específico.

A visita foi concluída em uma das estações de reciclagem, localizada na orla de Maceió. A população tem acesso a um grande contêiner, adaptado para a coleta seletiva do lixo, com separação para plástico, alumínio, vidro e papel.  

“A implantação de estações de reciclagem possibilita a população participar de um projeto socioambiental, contribuindo com a limpeza da cidade e a promoção de uma educação para o correto descarte do lixo”, completou Cátia Oliveira, superintendente Municipal de Limpeza.

DSC_0657

Autor: Ana Cavalcante