Mapa do Turismo é tema de oficina ministrada nesta terça, em Arapiraca
O município está classificado na categoria “B” no Mapa Brasileiro do Turismo
Público atento à fala do superintendente Municipal do Turismo, Michael Chinelato
Arapiraca recebeu a quinta edição da Oficina de Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, nesta terça-feira (28), no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Arapiraca (CDL). O evento é uma ação de parceria entre as Secretarias Estadual e Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Na oficina, estiveram presente Ricardo Barreto e Michael Chinelato, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Silvestre Rizzato, da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, Averaldo Liberato, representando a Secretaria de Serviços Públicos. Além da participação de membros de instituições privadas e de setores ligados ao turismo no município e das cidades de Palmeira dos Índios e Tanque D’Arca.
Durante o evento, foram apresentados os critérios exigidos pelo Ministério do Turismo para a categorização do Mapa do Turismo Brasileiro, e a importância de manter ou melhorar a classificação. Entre as variáveis de desempenho econômico adotadas estão: quantidade de estabelecimentos formais no setor de hospedagem; números de empregos; e estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais.
Francis Hurst, superintendente da Sedetur entrega cartilha com o Mapa do Turismo Brasileiro
Segundo Francis Hurst, superintendente de Estudos e Pesquisas da Sedetur, além das variáveis, há outros critérios que são considerados, a exemplo da assinatura de um termo de compromisso e direcionamento ao setor, dentro da Lei de Orçamento Anual, que devem estar nos conformes para que recursos federais cheguem ao município.
No caso de Arapiraca, a cidade está inserida na categoria “B”. Segundo Michael Chinelato, superintendente de Turismo, a classificação é o fator predominante para a captação de recursos financeiros, oriundos do Ministério do Turismo. Sendo assim, quanto melhor a classificação, mais recursos chegam para investimento local.
“Nós também convidamos empresários e representantes de setores ligados ao turismo para que compreendam a necessidade de uma parceria forte entre público e privado, para impulsionar o desenvolvimento do município, por meio do turismo”, comentou o superintendente de Turismo
Ricardo Barreto, secretário de Desenvolvimento Econômico, também explicou a proposta da atual Administração Municipal em valorizar e destacar o potencial do turismo de negócios e eventos em Arapiraca. “Arapiraca tem potencial para esse segmento do turismo e deve ser impulsionado nesses próximos quatro anos”, explicou.
Roberto Barreto, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, destaca o potencial do Turismo de Negócio