Exposição no Planetário ressalta a importância da participação feminina na astronomia
Visitantes participam de exposição, palestra e observação celeste
Visitantes diante de painéis da exposição, neste domingo.
Exposição, palestra e observação celeste fizeram parte da programação deste domingo (19), no Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca, no Lago da Perucaba. Aberto ao público, o evento ressaltou a importância da participação feminina no ramo da astronomia.
Com olhares atentos e curiosos, jovens arapiraquenses visitaram a segunda edição da “Exposição Valentina”, que leva o nome da primeira mulher a ir ao espaço. A mostra reuniu 23 painéis, entre eles, um criado pela equipe do planetário, com a astrônoma da NASA, a brasileira Duilia de Melo. Os demais, trazidos pela Liga Norte-Nordestina de Astronomia (LINEA).
Janice Gomes apresenta atividades desenvolvidas no Planetário
A exposição, que na edição anterior teve a mostra temporária, a partir deste ano ganha um espaço permanente no hall do órgão, possibilitando que os visitantes, em qualquer momento, possam conhecer a importância histórica das mulheres na astronomia, por meio dos painéis que apresentam as conquistas de cada uma.
Os visitantes deste domingo, além da exposição, assistiram a palestra “Mulheres na Astronomia”, ministrada por Kecia Maria da Silva, estudante de Matemática da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), e responsável pelo monitoramento de meteoros na rede EXOSS. Em sua apresentação, destacou o perfil de mulheres astrônomas e astronautas e suas participações em descobertas e atividades nos campos prático, teórico e experimental.
Os professores Jhonatan David, Janice Gomes e Edson Cavalcante com a palestrante Kecia Maria
Na sequência, o público foi conduzido pela equipe de professores e planetaristas para o mirante, localizado na parte superior do Planetário. De lá, puderam acompanhar observações astronômicas com o professor Edson Cavalcante e observar o espaço pelas lentes de equipamentos disponibilizados no local.
Segundo Janice Gomes, professora e coordenadora do Planetário, desde que inaugurado, no final de 2012, já registrou um total de mais de 33 mil visitas. Ela explica que, durante a semana o espaço é agendado para visitações de alunos de escolas. E nos finais de semana fica aberto ao público, sempre com o acompanhamento dos planetaristas.
Visitantes observam o espaço, no mirante do Planetário
A coordenadora explica que o órgão é gerenciado pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Arapiraca e conta com uma equipe pedagógica preparada para receber alunos e visitantes. “O Planetário de Arapiraca é referência para todo o Brasil e costuma ganhar destaque em eventos de astronomia, graças à excelência do trabalho que vem sendo desenvolvido ”, completa.
Janice Gomes também elogia a participação de Arapiraca nas edições das Olimpíadas Brasileiras de Astronomia (OBA), e ressalta que o período de inscrição para este ano foi prorrogado para o dia dois de abril, onde as escolas interessadas realizam as inscrições dos seus alunos no site oficial da organização do evento. Já a competição, está agendada para o dia 19 de maio. Segundo ela, a meta para este ano é alcançar 100% das escolas da Rede Municipal de Ensino.
Equipe do Planetário e visitantes, no holl de exposição
Autor: Ana Cavalcante