Especialista alerta que ciclo da violência contra a mulher é dividido em três fases
“O ciclo da violência feminina e a violência sexual” foi o tema de duas palestras ministradas no início da tarde desta quinta-feira (09) no auditório da Casa da Cultura. O evento, promovido pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas Públicas para a Mulher, trouxe duas especialistas no assunto: a professora acadêmica e mestre em Enfermagem, Luciana de Amorim Barros, e a psicóloga Maria do Carmo Nobre Pessoa.
Na oportunidade, a palestrante Luciana Amorim Barros alertou que o ciclo de violência contra a mulher é dividido em três fases, podendo ser detectado de forma precoce. De acordo com a especialista, a primeira fase é a das ameaças, que muitas vezes ocorrem durante o namoro. A segunda fase é a da concretização, onde, de fato, ocorrem as agressões. A terceira fase é a do arrependimento, onde o agressor se retrata e faz juras de amor, que acabam convencendo a vítima a reiniciar um novo ciclo de sofrimento.
De acordo com a especialista, muitas mulheres desconhecem que a violência não é apenas física. Ela também pode ser moral, psicológica e sexual. “Algumas mulheres ainda desconhecem que a violência sexual pode ser consumada pelo próprio companheiro, que ao forçar uma relação sexual sem o consentimento da esposa está cometendo um crime de violência sexual”, alertou.