10 de março de 2017

Com entrada franca, documentário “Juremeiro de Xangô” é lançado neste domingo

Exibição acontecerá a partir das 17h, na ONG Casa de Caridade, bairro Itapoã

Pai-Alex

Pai Alex tem a vida retratada na projeção audiovisual (Foto: Reprodução)

Aos poucos, a cultura afro vem ganhando seu espaço de direito, após tantos séculos de subjugação racial. Nada mais enfático que a Arte para proporcionar esses alertas e essas memórias necessárias, bem como para (re)educar um povo carente de sua própria história, sua própria raiz.

Assim, neste domingo (12), haverá o lançamento do documentário “Juremeiro de Xangô”, a partir das 17h, na ONG Casa de Caridade, situada na Rua Amâncio Matias, nº 77, bairro Itapoã.

O evento tem a entrada franca e vem contar a história do babalorixá e mestre da Jurema, Alex Gomes da Silva, o pai Alex de Xangô, através da projeção audiovisual.

Mostrando que as sabedorias dos antepassados e sua tradição oral permanecem vivas, o doc de 26 minutos apresenta traços do imaginário afronordestino e suas crenças religiosas, allém de entender e viver o mundo.

O “Juremeiro de Xangô” foi contemplado pelo edital Curta Afirmativo 2014, da Secretaria do Audiovisual, lotada no Ministério da Cultura (MinC).

Ele foi gravado no ano passado em Arapiraca, em parceria com a Arteiros S/A, o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (Neab) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a ONG Casa de Caridade e a comunidade Vila Contente, entre outros.