Arapiraca prepara ações que beneficiará os Jovens do Município
O Papa João Paulo II confiou aos jovens do mundo inteiro, uma cruz feita de duas traves de madeira como símbolo de fé, isso ocorreu durante o Jubileu da Redenção em 1984. Esta cruz tornou-se o símbolo do Dia Mundial da Juventude.
A juventude é o elo entre a infância e a maturidade, considerada por muitos como um estado de espirito e não somente um período da vida. O dia foi criado pelo Papa João Paulo II em 1985. Primeiramente este dia estava ligado aos eventos da Igreja Católica, com o tempo, os povos de crenças diversas absorveram a data que é comemorada por todos. No Brasil, os jovens possuem seus direitos básicos em Lei. Saúde, educação, trabalho, esporte, lazer e cultura são garantidos por lei especifica: o Estatuto da Juventude – Lei 12.852/2013.
Em Arapiraca, A Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, através da Supeintendência de Lazer e Juventude, iniciou um processo de reativação do Conselho da Juventude. Como não havia programas em andamento voltados ao público jovem arapiraquense , o superintendente Valsandy Veras afirmou que já esta em andamento parecerias com vários órgão, entre eles o Governo Federal, um dos projetos a ser implantados é o Programa Juventude Viva, o Juventude Viva reúne ações de prevenção para reduzir a vulnerabilidade de jovens negros a situações de violência física e simbólica, a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia para os jovens entre 15 e 29 anos.
Com o Governo do Estado, o município de Arapiraca poderá garantir projetos voltados ao esporte, lazer e cultura. Além das ações citadas, Valsandy explicou que a Prefeitura de Arapiraca busca o apoio e subsídios para fortalecer os programas Jovem Empreendedor e primeiro emprego.
“O jovem é a mola propulsora da sociedade e com essas ações voltadas para a juventude o município poderá promover a prevenção à violência, a inclusão social, a Inclusão produtiva e geração de renda nas áreas rurais e urbanas e trabalhar a formação cidadã garantindo cidadania a população jovem” concluiu o Superintendente.