6 de fevereiro de 2017

Volta às aulas começa com projeto “Onda Amarela” em escolas do Centro de Arapiraca

 

Onda amarela

A volta às aulas, nesta segunda-feira (6), começou com o projeto “Onda Amarela – gentileza e respeito, a vida agradece!”, na porta de três escolas, no Centro de Arapiraca, para fortalecer a segurança dos alunos, professores e funcionários das instituições de ensino no trânsito.

O projeto prevê a disciplina do trânsito a pé, de carro, de moto e de transporte escolar em frente às escolas, para garantir a segurança no momento do embarque e desembarque dos alunos, nos horários de entrada e de saída dos alunos no estabelecimento de ensino.

Para isso, a Prefeitura de Arapiraca por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) disponibilizou agentes de autoridade de trânsito (AAT) para disciplinar o tráfego de veículos.

As ações começaram em frente às escolas da rede privada, onde o fluxo de veículo é mais intenso, no Centro da cidade, a exemplo das escolas Rosa Mística e Professor Domingos Rodrigues, e do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho. Escolas da Rede Municipal de Ensino também fazem parte do projeto.

As três escolas que receberam o projeto ficam na Rua Estudante José de Oliveira Leite. Com a presença dos agentes de trânsito, os condutores trafegam com o limite de velocidade da via, respeitam a faixa de pedestre e os estacionamentos sinalizados de embarque e desembarque do transporte escolar.

Além dessas exigências, o projeto “Onda Amarela – gentileza e respeito, a vida agradece!” evita também que os condutores, em sua maioria pais de alunos, que vão buscar os filhos na escola façam fila dupla, engarrafando o trânsito no horário de pico.

“O projeto conscientiza os condutores para dobrarem a atenção em frente às escolas e, assim, evitarem qualquer tipo de incidente ou até mesmo acidente com os estudantes e a população em geral”, declarou Jodelmir de Souza, superintendente da SMTT.

Departamentos integrados

Onda Amarela

Para realizar as ações do projeto “Onda Amarela”, a SMTT faz a integração dos departamentos de Trânsito (DT), de Engenharia de Tráfego (Detra) e de Educação para o Trânsito (DET).

Os agentes de trânsito orientam os alunos para permanecerem nas calçadas, enquanto esperam o transporte escolar, e a não brincarem na rua. Ao atravessar a via pública, os agentes da SMTT orientam os alunos a utilizarem sempre a faixa de pedestre, que existe em frente à escola.